AI-5

Em Pernambuco, Maia diz que General Heleno virou auxiliar do radicalismo de Olavo

O General afirmou que seria preciso “estudar como fazer” em referência à polêmica declaração de Eduardo Bolsonaro sobre novo AI-5; Presidente da Câmara faz visita a Jaboatão dos Guararapes

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/11/2019 às 12:13
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 15h49

Em visita ao Complexo Administrativo de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) criticou o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, por ter dito que seria preciso “estudar como fazer” em referência à polêmica declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre um novo AI-5, medida mais dura da ditadura militar.

"Acho que a frase dele foi grave. Além disso, fez críticas ao parlamento como se o parlamento fosse um problema para o Brasil. É uma cabeça ideológica. Infelizmente, general Heleno virou um auxiliar do radicalismo do Olavo. É uma pena que um general da qualidade tenha caminhado para essa linha", disse o democrata.

Em agenda, nesta segunda-feira (4), em Jaboatão, o presidente da Câmara dos Deputados teve a companhia do prefeito Anderson Ferreira (PR), dos deputados federais André Ferreira (PSC), Ricardo Teobaldo (Podemos), Fernando Rodolfo (PL), Silvio Costa Filho (Republicanos), Bispo Ossesio (Republicanos) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), do vereador do Recife Fred Ferreira (PSC) e do deputado estadual Manoel Ferreira (PSC).

Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Rodrigo Maia fez duras críticas ao General Heleno por recentes declarações - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
O prefeito de Jaboatão vai sugerir uma emenda ao Projeto de Lei que altera a lei geral das antenas - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Em Pernambuco, o presidente da Câmara dos Deputados teve a companhia do prefeito Anderson Ferreira - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
'General Heleno virou um auxiliar do radicalismo do Olavo', disse o presidente da Câmara - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

A agenda repete algo que vem ocorrendo em passagens de ministros do governo Jair Bolsonaro (PSL) pelo Estado como Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).

Ao deputado federal André Ferreira (PSC), irmão do prefeito, Maia havia demonstrado interesse em conhecer a gestão de Jaboatão. Seu irmão e prefeito da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), disse ter comentado com o democrata sobre o novo complexo administrativo da prefeitura do município em suas idas a Brasília.

"Desde que assumi Maia acompanha meu mandato, e ele marcou essa data para estar aqui e conhecer de perto o projeto inovador em que 1100 pessoas trabalham juntas em um complexo administrativo, no mesmo espaço, sem divisão de paredes, o que dá uma sinergia maior", disse Anderson Ferreira. 

Projeto de Lei

No encontro com Maia, o prefeito de Jaboatão sugeriu uma emenda ao Projeto de Lei (8518/2017), que altera a lei geral das antenas (13.116/2015) para que as operadoras de telefonia com antenas no município, que não pagam impostos para a prefeitura, revertam o uso dos terrenos em serviços para a população, como Wifi para servidores. O cálculo da prefeitura é que operadoras como Tim, Oi, Claro e Vivo têm divida, em autuações da prefeitura, de R$ 5 milhões na gestão atual.

Segundo Anderson, Maia afirmou que vai avaliar, junto com a Mesa Diretora da Câmara, a possibilidade de garantir um dispositivo que possa beneficiar os municípios, como contrapartida social. "Isso seria muito importante, até porque a gente está falando de um investimento de R$ 40 milhões e os municípios vão ter um papel fundamental que é o licenciamento dessas antenas", afirmou o prefeito. Segundo ele, há mais de 250 antenas irregulares no município. 

Últimas notícias