Declaração

Caso de Flávio Bolsonaro não deve ser usado para enfraquecer governo, diz Maia

Além da declaração, Rodrigo Maia também fez elogios ao filho do presidente

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 19/12/2019 às 11:53
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A soma dos ataques bolsonaristas no Twitter equivale a 71% de tudo o que se falou de negativo sobre o parlamentar na rede social em 2020. - FOTO: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Leitura:

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ver "exagero" na investiga suspeitas de "rachadinha" envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. O Ministério Público do Rio de Janeiro fez nesta quarta-feira (18), pela primeira vez, uma operação ostensiva para procurar provas sobre eventuais crimes de lavagem de dinheiro e peculato neste caso.

"Se dá muita publicidade a isso, está no início da investigação. Está se criminalizando a pessoa (Flávio) sem dar o direito a defesa. Algumas coisas muito exageradas", afirmou Maia nesta quinta-feira (19), durante café da manhã com jornalistas na residência oficial da presidência da Câmara. Ele disse não ter conversado com o presidente Jair Bolsonaro sobre o assunto.

Para Maia, a investigação sobre o filho do presidente não deve ser usada por parlamentares para atingir o governo. "Se for intenção de parte do Parlamento de enfraquecer o governo vai ser nas matérias que serão votadas, com derrotas ou derrubando vetos, mas entrar nessa seara da família do presidente para desgastar o governo, acho que não tem espaço na Câmara nem no Senado", disse o presidente da Câmara.

Maia ainda elogiou o filho "01" de Bolsonaro, dizendo ser o "mais tranquilo" dos filhos políticos do presidente. "O Flávio tem muito respeito no Parlamento. Dos três irmãos, é o mais tranquilo, sempre teve um bom diálogo", comparou Maia, em referência ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e ao vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PSC).

Caso Queiroz

Conhecido como "Caso Queiroz", as investigações ficaram paradas de julho até novembro aguardando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalidade do compartilhamento de informações sigilosas por órgãos como a Unidade de Inteligência Financeira (UIF, antigo Coaf) e a Receita Federal com o Ministério Público e órgãos policiais sem autorização judicial. O STF aprovou no mês passado a tese para o compartilhamento.

Na manhã dessa quarta, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpriu vários mandados de busca e apreensão em endereços de ex-assessores do senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) no Estado. As ordens judiciais foram expedidas no âmbito da investigação sobre lavagem de dinheiro e peculato no gabinete de Flávio quando ele ainda era deputado estadual do Rio. 

Entre os alvos das medidas cautelares expedidas pela justiça fluminense estão Fabrício Queiroz, ex-chefe da segurança de Flávio, seus familiares e ainda parentes de Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Últimas notícias