Cinema

Ressaltando a importância da proteção das 'nossas democracias', Petra Costa comemora indicação ao Oscar

Democracia em Vertigem, longa-metragem da cineasta, fala sobre eventos como o impeachment da ex-presidente Dilma

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/01/2020 às 16:34
Foto: Divulgação
As ruas foram divididas por manifestantes contra e a favor de Bolsonaro - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Em meio ao debate gerado pela indicação do filme brasileiro Democracia em Vertigem ao Oscar 2020, na categoria Melhor Documentário, a diretora do longa-metragem, a cineasta Petra Costa, publicou um post na sua conta no Twitter dizendo estar "em êxtase" pelo reconhecimento do seu trabalho e que espera que a obra possa "possa nos ajudar a entender o quão crucial é proteger nossas democracias".

Escute o podcast O Fato É sobre o filme de Petra Costa:

"Estamos em êxtase pelo reconhecimento da @ TheAcademy da urgência de nossa #TheEdgeOfDemocracy. Em uma época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia, esperamos que nosso filme possa nos ajudar a entender o quão crucial é proteger nossas democracias. Viva o cinema brasileiro!"

Lançado pela Netflix em junho de 2019, Democracia em Vertigem aborda eventos como o impeachment de Dilma Rousseff (PT), a prisão do ex-presidente Lula (PT) e a eleição de Jair Bolsonaro (sem partido), em paralelo à história da diretora do longa.

Mineira, Petra Costa, de 36 anos, assinou os documentários "Elena" (2012) e "Olmo e a gaivota" (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio de Janeira. Esta é sua primeira indicação ao Oscar.

REPERCUSSÃO

A divulgação da indicação do filme de Petra Costa ao Oscar gerou um intenso debate sobre a obra, que envolveu políticos ligados a alas da direita, da esquerda e também do centro, sobretudo nas redes sociais.

O ex-presidente Lula, por exemplo, parabenizou a cineasta pela conquista. "Parabéns, @petracostal , pela seriedade com que narrou esse importante período de nossa história. Viva o cinema nacional! A verdade vencerá", disse o petista.

O PSDB, por sua vez, usou sua conta oficial no Twitter para ironizar a indicação. "Parabéns à diretora Petra Costa pela indicação de melhor ficção e fantasia por Democracia em Vertigem".

INDICAÇÃO

O documentário brasileiro 'Democracia em Vertigem', da diretora Petra Costa, foi indicado, na manhã desta segunda-feira (13), ao Oscar 2020, na categoria Melhor Documentário. A produção vai concorrer ao prêmio com American Factory, The Cave, For Sama e Honeyland.

A cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Em julho de 2019, o jornal The New York Times divulgou uma lista com os melhores filmes de 2019 até aquele momento. E 'Democracia em Vertigem' foi um dos longas selecionados.

Últimas notícias