Eleições 2020

'Se houver consenso em torno do meu nome, vou para a disputa com maior prazer', diz Mendonça sobre eleição do Recife 2020

Mendonça Filho falou à Rádio sobre possível candidatura à Prefeitura do Recife na eleição de 2020

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 31/01/2020 às 11:53
Bobby Fabisak - JC Imagem
Mendonça Filho falou à Rádio sobre possível candidatura à Prefeitura do Recife na eleição de 2020 - FOTO: Bobby Fabisak - JC Imagem
Leitura:

Cotado para disputar as eleições de 2020 para prefeito do Recife, o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) falou à Rádio Jornal no Debate da Super Manhã, nesta sexta-feira (31). Segundo Mendonça, que não confirmou sua pré-candidatura, se seu nome for escolhido para a disputa, ele vai "para a disputa com maior prazer e com muita determinação para mudar o Recife". 

>> 'Mendonça terá todo respaldo e apoio do DEM', afirma ACM Neto sobre candidatura à Prefeitura do Recife

Caso seu nome seja retirado da disputa, Mendonça afirmou que não se incomodaria em apoiar outros nomes caso o seu não seja escolhido para a Prefeitura do Recife. "Se houver um consenso em torno do meu nome, vou para a disputa com maior prazer e com muita determinação para mudar o Recife. Se meu nome não for o melhor para reunir a oposição, tenho total disposição de apoiar nomes fortes como é o caso do deputado Daniel Coelho sem problema", afirmou o ex-ministro.

Mendonça, que foi cotado esta semana para substituir Abraham Weintraub no Ministério da Educação, disse que encara essa lembrança como "reconhecimento do seu trabalho e meu legado com o ministro da Educação". "Nós fizemos um bom trabalho dentro de um ambiente de tumulto e muita tensão política que o Brasil vivia. Isso expressa reconhecimento por parte daqueles que lidam com educação sobre nosso legado", comentou.

O democrata também aproveitou para tecer críticas à gestão atual do Recife e citou os problemas que, segundo ele, a cidade vem enfrentando. "Eu enxergo hoje o Recife degradado, abandonado, perdendo espaço no Nordeste para Fortaleza, para Salvador, parado no tempo, com problemas sérios de desemprego, com baixa qualidade na educação, saúde abandonada, não tem nada de infraestrutura física relevante nos últimos tempos, transporte público caótico, o trânsito um horror.

De acordo com Mendonça, as gestões do PT e do PSB têm atitudes "antiempreendedoras". "Você produzir aqui, gerar empregos, é algo dificílimo, e eles criam mais dificuldades com taxas de toda a ordem, multas de toda a ordem. Para licenciar um restaurante pequeno, um bar, é uma dificuldade, o IPTU é um dos mais caros do Brasil e a indústria da multa que não dá sossego a ninguém. É algo que está na boca do povo, uma revolta grande, porque o sujeito está no trânsito, alisou o cabelo, e dizem que ele está no celular e tacam multa. A multa 'come no centro'".

Favorito dos bolsonaristas

Após o anúncio do ex-governador Joaquim Francisco de que não vai disputar a Prefeitura do Recife, o colunista Alberto Bombig, da Coluna Estadão, coloca Mendonça Filho como a melhor opção para os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para disputar a Prefeitura do Recife, nas eleições 2020. De acordo com a coluna, os bolsonaristas no Recife "não morrem de amores" por Mendonça, mas ele ainda é a alternativa preferida, segundo indicam pesquisas encomendadas por partidos e as quais a Coluna teve acesso.

>> Igor Maciel: Por que Bolsonaro não pode ser ignorado no Nordeste?

Apoio do DEM

Se realmente se candidatar para a prefeitura, Mendonça já conta com o apoio da presidência do partido. O presidente nacional do Democratas e prefeito de Salvador, ACM Neto, já falou à Rádio Jornal que "o nome dele (Mendonça), pela direção nacional do partido, se decidir disputar a prefeitura, terá todo o respaldo e apoio do Democratas nacional".

Últimas notícias