Mimado

Igor Maciel: Paulo Guedes é mimado, mas não é criança

Ministro da Economia tem uma forma particular de demonstrar quando está insatisfeito: desanda a falar besteira pra comprometer o próprio governo e chamar atenção para o que quer.

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 19/02/2020 às 13:05
Agência Brasil
Compromisso mensal que o governo de Pernambuco está deixando de pagar até dezembro é de R$ 750 milhões, disse Paulo Guedes a empresários - FOTO: Agência Brasil
Leitura:

Sobre o ministro da Economia Paulo Guedes já é possível dizer: sempre que ele falar alguma bobagem, está mandando um recado para o próprio governo e para Bolsonaro. Foi isso que aconteceu no episódio da "empregada doméstica na Disney", que já sucedeu a história dos "funcionários públicos parasitas".

Declarações desse tipo saindo da boca dele, está comprovado, são formas que ele encontra de chutar o pau da barraca quando Bolsonaro não faz o que ele quer. Guedes tem sua razão. Reformas são impulsos na economia. A da Previdência ajudou e outras precisavam ter lhe seguido.

Demorando muito

Apesar disso, desde novembro, com uma reforma administrativa pronta, Guedes esperava Bolsonaro decidir se mandava ou não o texto para o Congresso. O presidente da República, apesar da casca liberal com a qual se elegeu, é tão corporativista quanto qualquer de seus antecessores. Talvez seja até mais.

O capitão temia provocar a ira dos funcionários públicos e perder apoio entre eleitores que garantem sua sobrevivência eleitoral e a dos seus filhos. Para não enviar os textos ao Congresso Bolsonaro já chegou a alegar até que estava "preocupado com os protesto do Chile". Guedes explodiu.

Pra não criticar o chefe diretamente, ele arranja uma forma de atrair críticas e criar problemas, chamar a atenção. Quanto mais demora pra votar a reforma administrativa e a tributária, mais difícil fica por conta da eleição que se aproxima e acaba parando Brasília. A verdade é que o ministro é mimado, mas não é uma criança e sabe pelo que está gritando.

Últimas notícias