arrecadação

Sem poder ganhar reajuste, sindicatos cobram sinalização futura do governo

Balanço do primeiro quadrimestre estourou limite prudencial de gasto com pessoal

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 02/06/2015 às 5:30
Foto: reprodução/Sintepe
Balanço do primeiro quadrimestre estourou limite prudencial de gasto com pessoal - FOTO: Foto: reprodução/Sintepe
Leitura:

Impossibilitados de receber reajustes do governo estadual, os principais sindicatos de servidores estaduais já trabalham para obter sinalizações de que os benefícios pleiteados serão conquistados quando o cenário de arrecadação melhorar. “A gente compreende que a questão dos limites legais tem efeito. Mas a gente também entende que dentro de um processo de negociação o governo poderia acenar com alguma coisa para o futuro”, diz Fernando Melo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Ele defende que o Executivo elabore uma proposta de médio e longo prazo para cumprir a promessa de campanha de dobrar o salário dos professores.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Civis de Pernambuco (Sindserpe), Renilson Oliveira, defende que o governo apresente aos sindicatos um plano para ampliar a arrecadação que assegure um cenário fiscal mais favorável no futuro. “Ele teria que apresentar ações governamentais que a gente pudesse ver o crescimento das receitas e essa discussão (sobre os reajustes) pudesse ir para a frente. Até agora, ele apresentou apenas não dar reajuste”, cobrou. “O governo está vindo com um discurso de que vai manter o pagamento dos servidores em dia. Pagamento em dia não é milagre, é dever do Estado”, disse.

Para Áureo Cisneiros, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), a categoria pode negociar para os próximos meses demandas como a equiparação entre policiais e delegados da gratificação de risco de vida. Para isso, é preciso que o Executivo apresente “uma resposta concreta e positiva” na mesa de negociações. “A gente está tendo toda a paciência que o governo está pedindo. Estamos abertos ao diálogo”, explica.

A situação dos policiais militares é mais delicada, já que eles têm data-base neste mês. “Pelo que a gente sente, a categoria não está disposta a esperar. A gente já deu um voto de confiança no Carnaval e o governo toda vez quer se aproveitar. Quando chegar em agosto, eles vão pedir para esperar outro quadrimestre. Aí termina 2015 e a gente não consegue nada”, disse o presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS), Alberrison Carlos.

Últimas notícias