Pesquisa

Saúde e Segurança são principais preocupações do eleitor do Recife

Dado foi apresentado em consulta realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau

Franco Benites
Cadastrado por
Franco Benites
Publicado em 05/12/2015 às 12:07
Andrea Rêgo Barros/Divulgação
Dado foi apresentado em consulta realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau - FOTO: Andrea Rêgo Barros/Divulgação
Leitura:

Saúde e Segurança são duas áreas cuja maior parcela de responsabilidade cabe ao Estado, mas os interessados em assumir a Prefeitura do Recife a partir de 2016 terão que apresentar propostas convicentes nesses dois setores se quiserem chamar a atenção dos eleitores da capital. Isso porque para 20,8% dos entrevistados ouvidos pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) a Saúde é o principal problema do Recife. Já 15,5% dos pesquisadores indicaram a Segurança como maior "calo" da cidade.

As preocupações do recifense com a área de Saúde tendem a ser ampliadas sobretudo se Pernambuco e o Recife não conseguirem frear o avanço do Zika vírus. O assunto vem ganhando importância nacionalmente e tem mobilizado os esforços dos gestores públicos - da União, Estado e municípios - para a implantação de planos de de ação de prevenção e combate à doença causada pelo mosquito Aedes aegypit.

Depois da Saúde e Segurança, os recifenses apontaram a Mobilidade Urbana como maior problema do Recife atualmente. A limpeza da cidade é a maior defeito da cidade para 6,7% dos entrevistados e a área de Educação para 5,4% dos pesquisados. Há quem indique saneamento (4,9% dos entrevistados), emprego (4,2%), infraestrutura (2,4%), calçamento (2,2%), drogas (1,7%) e pavimentação (1%) como os principais problemas do Recife.

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre o que o prefeito do Recife deveria fazer imediatamente pela cidade. Para 22,% dos eleitores a prioridade é a Saúde, 15,9% apontaram a Segurança como problema que deve ser resolvido urgentemente, 8,1% indicaram a Educação, 7,3% querem uma resposta imediata no setor de mobilidade urbana e 6,4% desejam uma pronta solução para a coleta de lixo. A organização dos ambulantes e do comércio no centro do Recife é uma preocupação urgente para 1,9% dos pesquisados e a área de Habitação foi mencionada por 1,5% dos eleitores consultados.

Para a pergunta “O que você deseja para o futuro do Recife?” 18,8% citaram Segurança, 17,5% a Saúde e 11,9% ficaram com a resposta "melhorar tudo/administração". A geração de empregos foi a resposta de 8,9% dos entrevistados, Educação a de 5,3% e Mobilidade Urbana a de 4,7% dos pesquisados.

HÁBITOS - A pesquisa também aferiu os hábitos do eleitor recifense. Cerca de 95% dos entrevistados afirmaram ouvir relator de pessoas próximas sobre assaltos no Recife. O transporte público é usado costumeiramente por 67,9% das pessoas consultadas e 59,8% disseram que estudam ou tem filhos ou parentes que estudam em escolas da rede municipal. Já 48,9% declararam que nos últimos 12 meses foi a um posto de saúde da prefeitura.

Últimas notícias