eleições 2016

Troca de acusações marca debate entre Geraldo Julio e João Paulo

Petista subiu o tom contra o socialista, que se esquivou das provocações

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 23/10/2016 às 23:43
Foto: André Nery/JC Imagem
Petista subiu o tom contra o socialista, que se esquivou das provocações - FOTO: Foto: André Nery/JC Imagem
Leitura:

Os dois candidatos a prefeito do Recife - Geraldo Julio (PSB) e João Paulo (PT) - trocaram acusações no debate da TV Clube, na noite desse domingo (23). O petista partiu para o ataque e o socialista buscou se esquivar afirmando que não iria entrar nas acusações. João Paulo acusou Geraldo de ter se beneficiado com cargos nas gestões do PT no Recife. Já Geraldo procurou ligar a crise política e econômica do País ao PT, respingando a responsabilidade sobre o petista. Na quinta-feira pela manhã, a TV Jornal realizará outro debate com os dois postulantes.

João Paulo chamou Geraldo Julio de “ingrato”, por não reconhecer os investimentos feitos pelo governo federal na cidade, nas gestões dos ex-presidentes Lula e Dilma, e acusou diversas vezes o socialista de não apresentar projetos que condizem com a realidade. “Eu acho que ele deve ter respeito com a população e com os governos do PT. Até porque vocês participaram oito anos do meu governo, vocês participaram os quatro anos do governo de João da Costa inclusive com o vice. Vocês têm responsabilidade”, disse João Paulo logo no primeiro bloco. “Geraldo, acorda para Jesus”, provocou João Paulo em outro trecho. 

“Tem obra parada no Recife sim, João. Mas tem obra parada no Brasil inteiro porque o seu partido, o PT, parou o Brasil, quebrou a economia do País, deixou o País de cabeça para baixo”, respondeu Geraldo Julio após João Paulo afirmar que existem obras descontinuadas na cidade.

Geraldo Julio rebatia as acusações afirmando que não iria entrar no jogo do petista. “Esse negócio de briga e confusão quem sabe fazer são vocês. Eu sei trabalhar, sou um servidor público concursado. Não entro em arenga, em rinha, em confusão. Eu não vou entrar nisso”, disse o socialista, lembrando o racha interno do PT, que resultou na briga de João Paulo com João da Costa e o baixo desempenho da legenda nas eleições de 2014 em Pernambuco. 

Uma estratégia usada por João Paulo foi citar, por pelo menos quatro vezes, o vice de Geraldo, Luciano Siqueira (PCdoB), que também foi vice do petista. Recentemente, João Paulo classificou a posição de Siqueira como “humilhante” para se manter na vice. Siqueira, por sua vez, respondeu que via a declaração com “estresse zero” e atribuiu ao “calor do momento eleitoral”.

PROPOSTAS

Entre as acusações, algumas propostas foram citadas. Geraldo afirmou que irá construir o Hospital do Idoso e João Paulo prometeu criar o Hospital da Criança. Na área de mobilidade, João Paulo prometeu manter as faixas azuis implantadas na gestão socialista, enquanto Geraldo falou em restaurar mais de 200 km de calçadas. 

Últimas notícias