Eleições 2016

TRE decide esquema de segurança para segundo turno

Reunião acontece nesta quinta (27/10) e preocupação é com o acirramento da disputa

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/10/2016 às 22:33
Guga Matos/JC Imagem
Reunião acontece nesta quinta (27/10) e preocupação é com o acirramento da disputa - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Às 16h desta quinta-feira (27/10) o Tribunal Regional Eleitoral promove reunião com a Polícia Militar para tratar do esquema de segurança no segundo turno das eleições municipais, que acontecerá neste domingo. Estarão presentes além do presidente do TRE, Antônio Carlos Silva, e do corregedor, desembargador José Henrique Coelho Silva, os juízes eleitorais do Recife, Jaboatão dos Guararapes e de Olinda. A preocupação comum é o clima mais acirrado que a disputa ganhou nesta etapa final, principalmente em Jaboatão e em Olinda, com troca frequente de acusações pessoais, briga entre militância e prisão por contrapropaganda. 

Em Jaboatão, o guia dos dois postulantes ficou fora do ar por três dias na semana passada, nas rádios, por causa desse comportamento. A Justiça Eleitoral chegou a ameaçar suspender a propaganda de rua, depois de episódios recorrentes mesmo após um acordo de paz firmado entre os candidatos Anderson Ferreira (PR) e Neco (PDT).

Em Olinda, a troca de farpas foi levada ao Judiciário e ontem, um suposto militante do PSB chegou a ser detido por policiais militares, portando panfletos que faziam associação do candidato Professor Lupércio (Solidariedade) ao prefeito Renildo Calheiros e à deputada federal Luciana Santos (PCdoB). Mas a contrapropaganda, segundo a defesa de Campos, perdeu sentido quando a Justiça liberou, no mesmo dia, o candidato do PSB para fazer a associação, contestada por Lupércio.

João Paulo pede ação do TRE contra boca de urna

O candidato a prefeito do Recife, João Paulo (PT), esteve na manhã desta quarta (26/10) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Antônio Carlos da Silva, para reclamar do tratamento diferenciado em julgamentos de processos favoráveis ao opositor Geraldo Julio (PSB). Ele também aproveitou a oportunidade para pedir medidas que contenham a boca de urna no próximos domingo (30/10), quando haverá a votação do segundo turno. “Presenciamos no Ibura e em Casa Amarela na noite anterior da eleição passada e no próprio dia, com diversas tendas montadas. Queremos coibir esses excessos”, comentou à tarde.

O advogado da coligação Recife pela Democracia, Luís Gallindo, que acompanhou o candidato petista no encontro com o desembargador Antônio Carlos, disse confiar integralmente na postura séria de TRE. Ele entregou à Justiça uma ordem croniológica do que chama de coincidências, ou seja, recursos do PT que demoraram mais tempo para ser julgados do que outros do PSB. 

 

 

Últimas notícias