SJCC NAS URNAS

PT perdeu em todas as regiões do Recife

O candidato petista recebeu 38,70% dos votos válidos e era o único representante do partido no segundo turno

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/10/2016 às 21:23
Foto: Arquivo/JC Imagem
O candidato petista recebeu 38,70% dos votos válidos e era o único representante do partido no segundo turno - FOTO: Foto: Arquivo/JC Imagem
Leitura:

O candidato João Paulo (PT) amargou uma derrota de mais de 20% dos votos válidos para o prefeito reeleito do Recife Geraldo Julio (PSB). O candidato petista recebeu 38,70% dos votos válidos e perdeu para o socialista, que recebeu 61,30% da votação em todas as regiões do Recife. A derrota representa inclusive a derrocada nacional do PT, que elegeu apenas um prefeito dentre as 27 capitais do País e tinha apenas na capital pernambucana representação da legenda no segundo turno.

>>> Confira o raio-x da eleição no Recife

Com piores desempenhos nas áreas nobres da Zona Norte da capital e na Zona Sul, segundo o raio-x eleitoral do Portal Uol e dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), João Paulo ficou atrás de Geraldo Julio durante toda a apuração.

Os resultados mais satisfatórios ficaram em evidência nos bairro da Madalena, Iputinga, Torre e Cordeiro, na Zona Oeste. Santo Amaro, Boa Vista e São José, no Centro, e nas áreas de morro do Recife que rodeiam o bairro de Casa Amarela, Nova Descoberta e Vasco da Gama, na Zona Norte.

A maior votação do petista foi na área central da capital. Na região, o PT alcançou 46,42% dos votos. Na mesma localidade, Geraldo Julio conseguiu 53,58% da votação.

Nos bairros da Imbiribeira, Ipsep e Boa Viagem, Zona Sul, Geraldo chegou à marca dos 73%, com mais de 48 mil votos.

PT pelo Brasil

Neste segundo turno o PT não conseguiu eleger o único candidato. Nos municípios com mais de 200 mil habitantes, o partido só conseguiu sucesso com uma candidatura em Rio Branco, no Acre. Marcus Alexandre (PT) foi reeleito com 54,87% dos votos válidos.

A eleição de João Paulo no Recife era a grande aposta da legenda nas capitais. O presidente Lula chegou a marcar presença e caminhar nas ruas do Recife durante a campanha do primeiro turno de João Paulo, mas o candidato conseguiu avançar pouco mais de 20% dos votos durante a disputa nos dois turnos.

Últimas notícias