Alepe

Oposição estadual denuncia situação do Hospital Agamenon Magalhães

No segundo dia da 'Blitz da oposição', deputados relataram superlotação, falta de higiene e de isolamento de pacientes com doenças infecto-contagiosas

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 25/02/2019 às 19:08
Foto: Divulgação
No segundo dia da 'Blitz da oposição', deputados relataram superlotação, falta de higiene e de isolamento de pacientes com doenças infecto-contagiosas - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Na segundo dia da "Blitz da Oposição", projeto capitaneado pelos deputados oposicionistas da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), foi a fez de uma visita ao Hospital Agamenon Magalhães, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, na manhã desta segunda-feira (25). À tarde, na tribuna da Casa, os integrantes da bancada da oposição denunciaram a situação precária, segundo eles, vivenciada pelos pacientes e funcionários do hospital.

Não faltaram relatos de superlotação, falta de higiene e também de falta isolamento de pacientes com doenças infecto-contagiosas. "Nós estamos em um corredor cheio de macas e o que está lá no final da porta? Era a sala de isolamento, sabe como? Meia porta aberta. Então, aqueles doentes que estavam ali por outras razões, em um corredor, à beira de uma porta de isolamento", disse o líder da bancada de oposição, deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB).

"Uma senhora que estava no corredor deitada em uma maca sobreposta a outra e na saída do ar-condicionado. Eu conversei com um dos profissionais do hospital e disse 'Eu sei da sua dificuldade, mas essa senhora está recebendo ar na região toráxica, e ela está aqui convalescendo', e ele olhou para mim e fez 'deputada, eu coloco ela onde?", relatou Priscila Krause (DEM). 

Na visão de Marco Aurélio um ponto positivo nesta segunda visita - sendo a primeira ao Hospital Getúlio Vargas na semana passada - foi o fato de que os pacientes elogiaram o trabalho dos profissionais de saúde e limpeza do local. "Os profissionais lá terceirizados que trabalham na saúde estão há três meses sem receber. Subam o governo do estado aqui e provem que a oposição está errada", disparou o deputado. 

Uma das funcionárias do hospital, segundo o deputado William Brigido (PRB), lhe mostrou uma cópia do seu contra-cheque. "Uma das funcionárias abriu o celular para mim, o valor do saláio, ela provou, mostrou o nome, R$ 703, foi o salário do mês", contou. 

O líder da bancada do governo na Alepe, deputado Isaltino Nascimento (PSB), rebateu as críticas dos oposicionistas citando os números relativos a investimentos na área de saúde e atendimentos no Hospital Agamenon. 

As pessoas estão querendo apresentar um 'Armagedom da Saúde', o que não é verdade. São 5 mil atendimentos por mês nas emergência, 20 mil internações por ano, mais de 350 partos feitos mês por mês no hospital Agamenon, cuja referência é uma unidade de alta complexidade, mais de 200 mil procedimentos ambulatoriais feitos em 2018. Somos referência em emergência cardiológica, otorrinolaringologia. Essa é a realidade de uma das unidades mais importantes do estado de Pernambuco", disse Isaltino.

O líder governista também alegou que os hospitais de alta complexidade, como o Agamenon, ficam sobrecarregados pois atendem pacientes não socorridos nas unidades de saúde básica nos municípios. "O estado de Pernambuco tem como premissa não recusar o atendimento das pessoas, só que uma parte significativa das pessoas que vão buscar atendimento no Agamenon, no Getúlio, no Barão de Lucena, de Areias, Otávio de Freitas, são pessoas que estão, na verdade, sem atendimento no seu município. Como anda o programa Saúde da Família nos municípios? As unidades de atenção básica?", questionou. 

Blitz

A ideia dos deputados da oposição é fiscalizar equipamentos públicos em todas as segundas. Os locais a serem visitados por eles estão inclusos na lista de obras paralisadas do Estado, divulgada neste mês pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Nessa primeira fase, o foco é a área da saúde. 

Últimas notícias