Previdência

Amupe debate Reforma da Previdência com bancada federal de Pernambuco

Encontro entre deputados federais e prefeitos aconteceu na manhã desta segunda-feira (13)

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 13/05/2019 às 14:26
Maria Eduarda Bravo
Encontro entre deputados federais e prefeitos aconteceu na manhã desta segunda-feira (13) - FOTO: Maria Eduarda Bravo
Leitura:

Para estreitar os laços com a bancada federal, a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), convocou uma reunião com os representantes do Estado no Congresso Nacional. O evento, que debateu principalmente sobre a Reforma da Previdência, aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), na sede da Amupe, localizada no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife.

O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), alegou que apesar da ausência de alguns prefeitos, a reunião foi bastante "satisfatória". “Correspondeu, a presença, os posicionamentos. Claro que nem tudo é consenso, nós temos uma diversidade grande de posicionamentos, de partidos. Mas de uma maneira geral, os que compareceram estão ligados, estão comprometidos com a pauta municipalista, pelo menos na maioria dos seus pontos, já sabe que a pauta é extensa. Às vezes se tem orientação partidária, houve bancada de oposição, de governo, que dá uma pequena diferença. Mas de um modo geral foi satisfatória, a gente fica feliz e agradecido a quem compareceu, entende os que tiveram motivos para não comparecer e ficamos esperando que os que não explicaram a ausência, possam corrigir isso ao longo do mandato”, comentou.

O deputado João Campos (PSB), que também esteve no encontro, afirmou que a discussão nos planos municipal e federal são importantes e cobrou diálogo do governo federal no que diz respeito a discussão sobre a reforma. "A gente não vê o governo federal dialogando, mas a gente enquanto parlamento, enquanto representantes do município, a gente tem uma obrigação de dialogar e de buscar as convergências para ajudar o nosso enfrentamento", disse.

O deputado Augusto Coutinho (SD), pontuou que a reunião entre os representantes foi "produtiva". "É importante o evento, você mobiliza os prefeitos do Estado, os vereadores, você tira um sentimento que muitas vezes em Brasília a gente não tem esse sentimento, então eu acho que essa aproximação é importante, eles trazem uma pauta que é de interesse tanto dos prefeitos como dos vereadores. Esses interesses que a gente precisa reverberar ele em Brasília, que algumas coisas já estão em andamento, outras coisas não. Mas eu acho que é muito produtivo, você sai daqui com alguns encaminhamentos que são importantes", ressaltou.

Debate

Além da reforma, outros temas também foram discutidos no encontro, como: a atualização dos programas federais, 1% extra para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Cessão Onerosa-exploração de petróleo e o Pacto Federativo.

A reunião também contou com a presença da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) e realizou a eleição dos representantes do Poder Público Municipal, no Conselho da Secretaria de Recursos Hídricos.

Com informações das repórteres Renata Monteiro e Maria Eduarda Bravo

Últimas notícias