Decisão

Câmara do Cabo nega cassação de mandato de Lula Cabral

O pedido foi apresentado por um advogado antes do recesso parlamentar de julho

Do Blog de Jamildo
Cadastrado por
Do Blog de Jamildo
Publicado em 08/08/2019 às 14:55
Foto: Giovanni Costa/Alepe
O pedido foi apresentado por um advogado antes do recesso parlamentar de julho - FOTO: Foto: Giovanni Costa/Alepe
Leitura:

Com oito votos contrários e três favoráveis, a Câmara dos Vereadores do Cabo de Santo Agostinho rejeitou, nessa quarta-feira (7), a abertura de um processo de cassação do prefeito afastado Lula Cabral (PSB). O socialista não está no cargo desde outubro do ano passado, por decisão judicial, devido a investigações de supostas irregularidades no fundo de Previdência municipal, o Caboprev.

O pedido foi apresentado por um advogado antes do recesso parlamentar de julho. O argumento é a investigação contra Lula Cabral.

O prefeito afastado é réu no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter supostamente ordenado a transferência de mais de R$ 92 milhões do Caboprev – que antes se encontravam investidos em instituições sólidas, como a Caixa Econômica Federal – para fundos de investimento que, segundo o MPF, colocavam em risco o pagamento da aposentadoria dos servidores. Esses fundos eram geridos pela empresa Terra Nova. As investigações correm em segredo de Justiça.

O socialista ficou preso preventivamente por quase três meses, acusado de corrupção passiva. Em janeiro, ele deixou o Cotel, em Abreu e Lima, e, desde então, está afastado da prefeitura.

Votação

Votaram contra o processo de cassação de Lula Cabral os vereadores Amaro do Sindicato (PRP), César Paiva (PSC), Cianinho (PMN), Flávio do Fórum (PSB), Irmão Del (PTC), Jefferson Marcos (PCdoB), Everaldo Júnior (PRP), Gessé Valério (PR) e Domingos (PSC).

A favor do processo de cassação votaram os vereadores Arimateia (PSDB), Ricardinho (SD) e Ezequiel Santos (PT).

Por ser o presidente da Câmara, Neto da Farmácia (PDT) não votou. Já o vereador Neemias (PV) não participou da sessão.
As sessões plenárias da Câmara dos Vereadores foram retomadas na manhã de ontem. Vereador de oposição, Arimateia reclamou que a votação do pedido de cassação foi uma surpresa para os parlamentares. “Infelizmente as coisas acontecem de supetão”, afirmou o tucano ao Blog de Jamildo

Arimateia criticou a decisão e enfatizou que, se o processo tivesse sido aberto, não teria necessariamente como resultado a cassação de Lula Cabral, mas seria uma apuração do caso. “Temos o papel precípuo de investigar”, defendeu.
A reportagem não conseguiu contato com Lula Cabral nem com a prefeitura do Cabo.

Últimas notícias