Alepe

Deputados reclamam de falta de atenção de secretários estaduais

Antônio Moraes (PP) e Rogério Leão (PL) centraram críticas ao secretário de Turismo, Rodrigo Novaes. Também houve queixas em relação à Casa Civil

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 29/08/2019 às 20:32
Foto:  Soares/Alepe
Antônio Moraes (PP) e Rogério Leão (PL) centraram críticas ao secretário de Turismo, Rodrigo Novaes. Também houve queixas em relação à Casa Civil - FOTO: Foto: Soares/Alepe
Leitura:

Atualizada no dia 30/08 às 20h15

As críticas de deputados estaduais à falta de atenção dada a eles pelos secretários do governo Paulo Câmara (PSB) foi o tema central da sessão plenária desta quinta-feira (29) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Antônio Moraes (PP) e Rogério Leão (PL), ambos da bancada governistas, queixaram-se da atuação do secretário de Turismo, Rodrigo Novaes (PSD), que não estaria os prestigiando em eventos realizados nas suas bases eleitorais. 

Antônio Moraes mencionou uma cerimônia realizada pela Secretaria de Turismo no município de Timbaúba, na Zona da Mata Norte, em que o secretário esteve presente, mas ele não teria sido convidado em tempo hábil. "O secretário não teve o respeito de telefonar para o parlamentar que é majoritário no município. Só foi enviado um convite à noite, na véspera do evento", afirmou Moraes. "Espero que essa relação mude com o novo secretário da Casa Civil, José Neto", completou. O novo secretário assumiu o cargo nesta quarta-feira (29). 

Já Rogério Leão reclamou que a secretaria foi até São José do Belmonte, no sertão do Estado, uma de suas bases, e não chegaram a entrar em contato com ele. "Na festa da Pedra do Reino, que tem apoio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, meu nome foi sequer citado nos discursos", disse Leão. 

Romero Albuquerque (PP), também filiado a um partido da base, reclamou que nunca foi recebido pelo então secretário da Casa Civil, Nilton Mota. Ele saiu do cargo recentemente para assumir a presidência da Pernambuco Participações Investimentos S/A (Perpart). "Sou parlamentar da base governista e me sinto desprestigiado pelo Governo. Espero que isso mude, principalmente em favor da causa animal, de que sou o principal defensor nesta Casa e pela qual o Governo não tem feito nada", disse Romero. 

Wanderson Florêncio (PSC), parlamentar que saiu recentemente do governo e foi para a bancada de oposição, disse esse desprestígio do governo estadual foi o motivo do seu desembarque da base. “Pelo que estou observando, teremos mais parlamentares se tornando oposicionistas em breve”, projetou o deputado. Ele também cobrou uma posição da Alepe para garantir a sua autonomia através da aprovação da PEC das Emendas, que reserva 0,4% da Receita Corrente Líquida para as emendas parlamentares. 

João Paulo (PCdoB) sugeriu que tais queixas sejam direcionadas para o líder do governo, Isaltino Nascimento (PSB). "Sentimos um pouco esta carência nessa relação e seria importante aprofundarmos o assunto com nosso líder aqui na Alepe", contou o comunista. 

Resposta

Por meio de nota enviada ao Blog de Jamildo nesta sexta-feira (30), o secretário Rodrigo Novaes informou que houve uma falha de comunicação em relação ao evento realizado no município de Macaparana, uma edição do Seminário Bora Pernambucar, fato mencionado pelo deputado Antônio Moraes. "Por equívoco da nossa equipe, o deputado Antônio Morais somente foi avisado um dia antes". 

Novaes garantiu que o erro não se trata de um desprestígio ou desatenção ao parlamentar. "Sou colega do deputado Antônio Morais nessas três últimas legislaturas. Tenho por ele grande estima, e admiro o papel importante que desempenha como parlamentar da base do governo na assembleia", diz trecho da nota.  

 

Leia a íntegra da nota:

"Na última quarta feira a secretaria de turismo do governo do estado esteve presente no município de Macaparana participando do seminário Bora Pernambucar. Lá estavam presentes prefeitos e representantes de munícipios da região da mata Norte.

Por equívoco da nossa equipe, o deputado Antônio Morais somente foi avisado um dia antes.

Devo registrar que o erro não representa nenhum tipo de desprestígio do deputado, ou desatenção. Sou colega do deputado Antônio Morais nessas três últimas legislaturas. Tenho por ele grande estima, e admiro o papel importante que desempenha como parlamentar da base do governo na assembleia". 

Últimas notícias