SOCIALISTA

Bastidor das eleições 2020 no Recife pega fogo, mas Geraldo Julio (PSB) diz que não abriu conversas

Aliados do PSB estudam lançar candidaturas, mas Geraldo Julio afirma que as conversas precisam acontecer mais perto das eleições

Cássio Oliveira
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Publicado em 16/01/2020 às 12:43
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Aliados do PSB estudam lançar candidaturas, mas Geraldo Julio afirma que as conversas precisam acontecer mais perto das eleições - FOTO: Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Leitura:

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), disse nesta quinta-feira (16), que a Frente Popular vai trabalhar para permanecer unida nas eleições municipais de 2020, mas que as conversas com os partidos aliados ainda vão iniciar. Hoje, o PSB tem aliados que flertam com a possibilidade de lançar candidatos à Prefeitura do Recife, como o PDT que estuda o nome do deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) como possível postulante. Há também movimentos do MDB, do PT e do PSL. Na oposição, Joaquim Francisco (PSDB) passa a ser nome ventilado pela oposição.

"A prioridade da gestão é fazer o que o povo está precisando, a gente inaugurou o pier na semana passada, obras de drenagem, pavimentação na várzea essa semana, inauguramos obras de rua lá no Jordão. A gente está trabalhando por aquilo que a população precisa que a gente trabalhe. Eleição a gente vai cuidar na hora da eleição. A Frente Popular vai trabalhar para permanecer unida e manter esse projeto que está trazendo coisas como essa aqui que aconteceu hoje aqui em Roda de Fogo. A gente vai trabalhar para manter a Frente Popular unida, mas as conversas com os partidos ainda serão iniciadas o mais perto da eleição possível para que a gente continue dando foco total na gestão nesse momento", afirmou o prefeito após a entrega da Creche-Escola Miguel Arraes em Roda de Fogo, no bairro dos Torrões.

Já o MDB tem o senador Fernando Bezerra Coelho tentando levar o partido para a oposição e lançar Raul Henry como candidato a prefeito, mas o próprio Raul e o senador Jarbas Vasconcelos, que são os líderes do partido, ainda não dão sinais de que devem ir à oposição. Outro partido aliado, o PT apresentou uma resolução que aponta para a manutenção da aliança com o PSB, mas a deputada federal Marília Arraes (PT) ainda trabalha para que os petistas não sejam, segundo ela, "linha auxiliar" e lance a candidatura dela a prefeita da capital.

>> Marília Arraes nega que PT tenha rifado sua candidatura

>> 'Nunca reivindiquei candidatura minha', diz Raul Henry sobre Recife

O prefeito ainda foi questionado sobre uma possível articulação para contar com o apoio do PSL na Frente Popular, apoiando o nome de João Campos à Prefeitura do Recife. Nos bastidores, a informação é de que o PSL, estaria dando uma resposta ao presidente Jair Bolsonaro após o mesmo deixar a sigla. "A gente não teve conversa oficial com nenhum partido ainda, a Frente Popular vai iniciar ainda as conversa. A gente gosta de tratar de eleição o mais próximo da eleição possível e sobretudo em um ano como esse, depois de cinco anos de crise que o Brasil vive, a população brasileira está sofrendo muito e precisa muito do trabalho do poder público", disse Geraldo Julio.

OPOSIÇÃO NO RECIFE

O socialista vem sendo criticado por membros da oposição, como o vereador Renato Antunes (PSC) e o ex-ministro Mendonça Filho (DEM), por ter anunciado mais de 1500 inaugurações para o último ano de gestão. Mendonça, inclusive, já afirmou que as inaugurações vão atender aos anseios eleitorais do PSB. “Esse anúncio é a consagração do propósito maior do prefeito Geraldo Julio, que é transformar a Prefeitura do Recife em um quartel general eleitoral do PSB. O projeto é eleger João Campos prefeito em 2020 e Geraldo Julio governador em 2022. No fim do ano passado, inclusive, o prefeito transformou o Compaz, que é um equipamento público, num espaço de lançamento da pré-candidatura de João Campos. Essas obras não estão voltadas para o benefício dos recifenses, mas para a perpetuação do PSB no poder”, cravou. 

Geraldo Julio foi questionado sobre as críticas e se esquivou de dar uma resposta direta a Mendonça. Ele afirmou que a oposição tem o papel dela e "diz o que quiser dizer". Outro questionamento feito ao prefeito foi sobre a possibilidade de uma candidatura do ex-governador Joaquim Francisco (PSDB) a prefeito do Recife e com o apoio de Bolsonaro. "Quem fala pela oposição é a própria oposição", disse Geraldo.

Sobre a possível candidatura de Joaquim Francisco, tudo depende do destino do novo partido do presidente, o Aliança pelo Brasil. Se não conseguirem oficializar a legenda a tempo, dirigentes veem com bons olhos o nome do tucano como uma alternativa à direita no Recife.

Últimas notícias