Elias Gomes

Após saída do PSDB, Elias Gomes busca novo partido

Ex-prefeito Elias Gomes falou sobre os próximos passos após saída da legenda

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 23/01/2020 às 13:01
Guga Matos/JC Imagem
Ex-prefeito Elias Gomes falou sobre os próximos passos após saída da legenda - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Em entrevista à Rádio Folha, o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes, falou sobre sua saída do PSDB. Com intenção de disputar a eleições municipais deste ano pelo Cabo, Gomes também comentou sobre a escolha da nova legenda, que deve ser definida na próxima semana, após reunião com seu grupo político.

>> O futuro do PSDB em Pernambuco

"É um reposicionamento político. Eu tenho uma relação boa com os companheiro do PSDB, tenho identidade com muitas das bandeiras da social democracia brasileira, mas senti a necessidade me reposicionar", disse Elias, citando desgaste que o partido tem sofrido nos últimos anos junto à opinião pública. Ele ressaltou a maneira "acolhedora e especial" com que foi tratado por Alessandra Vieira e Bruno Araújo, presidentes estadual e nacional do partido, após a decisão de deixar a legenda.

Segundo o ex-prefeito, o fato de seu filho Betinho Gomes permanecer no partido teria dificultado a decisão de sair do PSDB. "Isso foi uma coisa que me trouxe uma certa dificuldade, poque ele defendia minha permanência", comentou. Elias disse que planejar trabalhar para construir uma aliança de centro esquerda com a participação de forças populares. "É uma coisa muito mais conjuntural, um reposicionamento voltando a minha posição, que era uma posição história. fui presidente estadual do PPS, na passagem pela pref do Cabo tive um vice-prefeito do PT", lembrou.

Nova legenda

Elias também revelou que recebeu visita do presidente estadual do MDB, Raul Henry e acenos do senador Jarbas Vasconcelos (MDB) por sua entrada na sigla. Gomes também disse que recebeu ligação do presidente estadual do PSD, André de Paula e mencionou os dois partidos, sem descartar o PCdoB e do PT como destinos prováveis.

Insatisfação dentro do partido 

Elias Gomes já aparentava insatisfação quanto ao PSDB. O ex-prefeito declarou voto no ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) no segundo turno da eleição presidencial de 2019. O PSDB, ainda sob o comando do ex-governador paulista Geraldo Alckmin, decidiu pela neutralidade. Mas lideranças como o atual presidente nacional da sigla, o ex-ministro Bruno Araújo, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), decidiram declarar apoio a Bolsonaro. O movimento foi criticado por Elias.

Mas as discordâncias com a legenda se acentuaram, segundo o próprio Elias, com a aproximação de Doria e Araújo com Bolsonaro, a qual avaliou como "cálculo eleitoral". 

Nota do PSDB

Nesta quarta-feira (22),  o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e a presidente estadual do partido, a deputada estadual Alessandra Vieira divulgaram notas sobre a saída do ex-prefeito Elias Gomes do partido. “Recebi hoje (22/01) o pedido de desfiliação do ex-prefeito Elias Gomes, que tem muitos serviços prestados ao partido e a Pernambuco. Desejo boa sorte em seus novos projetos”, disse Bruno Araújo. 

A deputada Alessandra Vieira divulgou o seguinte comunicado: “O ex-prefeito Elias Gomes comunicou ao presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, nesta quarta, 22, o seu pedido de desfiliação. O PSDB de Pernambuco agradece a contribuição dada ao partido e respeita a decisão de Elias, um homem público que sempre pautou sua trajetória defendendo a democracia, desejando sucesso neste novo ciclo de sua trajetória política”.

Últimas notícias