Coluna Cena Política

O ministro da Saúde, Nelson Teich, não tem a mínima ideia do que fazer

Senadores e governadores que conversaram com ele recentemente comentaram que as respostas do ministro tem sempre a mesma base: "talvez sim, talvez não. Vamos estudar e descobrimos".

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 30/04/2020 às 13:04
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL
"Ter divergência não é ter conflito, por isso que a saída foi confortável', disse - FOTO: MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

O ministro da Saúde Nelson Teich assumiu o navio em movimento, alta velocidade, no meio de um furacão e com o chefe ao lado, sentado num banquinho, tomando um café, e dizendo que quer uma parada suave no porto mais próximo. É claro que era impossível.

Esta semana, declarou a alguns senadores: “Estamos navegando às cegas”. Teich não sabe quando os casos e mortes chegarão ao pico, não sabe até quando vai o isolamento, não sabe dizer se o número de infectados divulgado é real, nem o de mortos, não sabe se algum remédio realmente funciona.

Desconfia-se que Nelson Teich não sabe nem o próprio endereço.

A única coisa que o novo ministro da Saúde fez de efetivo, desde que assumiu após a demissão caótica de Luiz Henrique Mandetta (DEM), foi dizer que o Brasil precisa fazer testes antes de decidir qualquer coisa e, nem isso, está sendo feito direito.

Mas ele não reclama, ele não diz que está ruim, nem que está bom. Para dar sua primeira entrevista, quase uma semana depois de assumir o cargo, Teich precisou se submeter a um treinamento com a equipe do Planalto. Pelo visto, aprendeu apenas o critério básico para não ser demitido do governo: não contrariar Bolsonaro, seja qual for a bobagem que saia da boca presidencial.

Senadores e governadores que conversaram com ele recentemente comentaram que as respostas do ministro tem sempre a mesma base: “talvez sim, talvez não. Vamos estudar e descobrimos”.

Um dos participantes em uma dessas reuniões brincou: “Se alguém oferecer água pra ele, ele responde a mesma coisa”.

Comentários

Últimas notícias