Cena Política

Fernando Bezerra Coelho teria que se afastar de Bolsonaro para viabilizar candidatura de Miguel pelo MDB

A desconfiança dele, e está correto, é que se conseguir se afastar de Bolsonaro, o MDB vai acabar encontrando um outro argumento para seguir com o PSB e impedir a candidatura de Miguel Coelho ao Governo.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 28/07/2021 às 14:00
Análise
X

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) insiste na candidatura do filho Miguel Coelho para o governo do Estado pelo MDB.

O prefeito de Petrolina tem trabalhado para isso, independente do partido. Há vários meses circula pelo estado e conversa com prefeitos e lideranças em todas as regiões.

Mas, o MDB é um problema. E vai continuar sendo.

A justificativa da direção estadual é que a aproximação com Bolsonaro atrapalha. FBC é líder do governo no Senado. O cálculo dos prefeitos que conversaram com o presidente estadual do partido é de custo-benefício, e faz sentido.

Com a rejeição a Bolsonaro acima de 60% em Pernambuco, qual a vantagem do partido em sustentar a candidatura de alguém que carrega essa bandeira?

"Todo mundo acaba perdendo e o partido vai virar alvo no estado, não por estar na oposição, mas por ser bolsonarista. Ninguém quer arriscar", diz uma liderança do MDB à coluna.

A direção nacional do partido também não está sintonia com a ideia. Recentemente, publicaram uma nota avisando que "quem aceitar ministérios no governo Bolsonaro será convidado a deixar o partido".

Quando FBC diz que a Nacional quer candidatura em Pernambuco não está mentindo. Ele só não conta o "detalhe" sobre o partido não querer aproximação com Bolsonaro.

Facilitaria se o senador deixasse a liderança do governo e se afastasse do bolsonarismo.

O problema é que ele não confia. Acredita que, mesmo deixando a liderança, o MDB vai arranjar algum outro argumento para não deixar o palanque do PSB.

E, nisso, está correto.

Tags

Autor