Cena Política

Geraldo Julio não será candidato a governador em 2022 e o PSB terá que buscar outro nome; veja cenários

Até agora, o ex-prefeito do Recife vinha sendo citado pelo PSB como candidato natural ao Palácio do Campo das Princesas. Aos poucos ele está comunicando que não vai disputar.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 19/08/2021 às 9:32 | Atualizado em 19/08/2021 às 14:26
Análise
X

A coluna teve acesso a uma informação que, por enquanto, vem sendo tratada apenas no círculo mais íntimo do ex-prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB): ele não será candidato ao governo de Pernambuco, como o PSB e aliados estavam planejando.

>>> Nota do presidente estadual do PSB sobre Geraldo Julio afirma que o partido "não discute eleições agora"

Mais que isso, o atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, tratado pelos socialistas como o nome natural para a sucessão de Paulo Câmara (PSB) no Palácio do Campo das Princesas, não será candidato a cargo eletivo nenhum em 2022.

O motivo é simples: ele não quer.

>>> Cotado para disputar o Governo de Pernambuco, Geraldo Julio não vai a jantar do PSB com Lula no Recife

A decisão muda todo o cenário que está sendo planejado para a eleição de 2022, tanto na Frente Popular quanto na oposição em Pernambuco.

Geraldo tem confidenciado aos amigos mais próximos que está desanimado com os rumos da política e decepcionado com o ambiente em que convive desde que se afastou do trabalho no Tribunal de Contas do Estado.

Na época, ele saiu para ser secretário estadual e depois prefeito do Recife, atendendo à convocação de Eduardo Campos.

>>> Em ato falho (ou não), prefeito de Olinda esquece nome de Geraldo Julio e cita secretário José Neto entre candidatos ao governo

A decisão de não disputar o cargo de governador em 2022 é algo definido, segundo essa fonte que conversou longamente com o ex-prefeito, esta semana.

>>> João Campos se recusa a falar em nomes para 2022, mas tece elogios a Geraldo Julio

O PSB terá que buscar um outro nome para a disputa de 2022.

O atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), vale lembrar, não terá idade para disputar o governo em 2022. Ele ainda não terá os 30 anos exigidos.

Dessa forma, os socialistas terão que construir um nome ou podem ter que apoiar alguém de outra sigla. O que, hoje, internamente não é cogitado.

Tags

Autor