Uma fonte com bom trânsito no PT e no Palácio do Planalto garantiu à coluna que o nome do próximo ministro do STF, que será indicado à Corte com a aposentadoria de Rosa Weber, já está definido por Lula (PT), e não será o ministro da Justiça, Flavio Dino (PSB), como vem sendo especulado.
O atual presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, será o escolhido.
Lista
Dantas estava entre os três favoritos, com Dino e o atual AGU, Jorge Messias, mas não vinha sendo tão comentado. Nos últimos dias, falou-se muito na possibilidade de o ministro da Justiça, Flávio Dino, ir para o STF e a pasta dele ser ocupada por Messias.
Segundo essa fonte que conversou com a coluna, já está completamente definido e os envolvidos estão cientes: Bruno Dantas será ministro do STF e o assunto está encerrado.
Ministro
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), concedeu entrevista exclusiva ao programa Passando a Limpo, na Rádio Jornal. E usou de uma expressão popular para se referir ao período mais conturbado de sua atual gestão na pasta, quando começou a ser muito criticado por não conseguir formar uma base sólida para o governo: “mar calmo não faz bom marinheiro”.
Casco
A base do governo só se “resolveu” quando dois ministérios foram entregues ao centrão, há alguns dias, oficializando a entrada do PP e do Republicanos no governo, embora eles digam que não são da base, para não perderem os filiados bolsonaristas que adquiriram nos últimos anos. Padilha acredita que aprendeu com a tempestade.
Como vai ficar o casco do navio para o resto da viagem é a dúvida de todos.
Jô no Palácio
O Governo de Pernambuco ganhou um reforço importante. A ex-diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste, Jô Mazzarolo, está prestando uma consultoria à gestão.
Ela recebeu a missão de fazer um diagnóstico e apontar caminhos na área de comunicação em todos os setores da administração pública estadual.
O objetivo é avaliar e conduzir algumas mudanças em pontos estratégicos nos canais entre o Palácio do Campo das Princesas, a imprensa e, o mais importante, a população.
Pra dar certo
É difícil apontar, hoje em Pernambuco, alguém tão capaz quanto Jô Mazzarolo para construir e reforçar pontes do governo e de sua comunicação com a opinião pública. Mas é bom lembrar que consultoria não faz mágica.
É preciso haver disposição dos ocupantes em todas as secretarias, e na cúpula do governo, principalmente, para aplicar efetivamente as mudanças que forem propostas pelo diagnóstico.
Dani e Ivan
O PSOL definiu que sua candidatura à Prefeitura do Recife será encabeçada por Dani Portela ou por Ivan Moraes.
Pela lógica, a candidata deve ser ela, que é deputada estadual e não perde nada disputando o Executivo. Se Ivan for candidato, não poderá disputar a eleição como vereador e corre o risco de ficar sem mandato.
Sem falar que a densidade eleitoral da deputada, que foi a vereadora mais votada do Recife na última eleição, pode trazer resultados mais expressivos ao partido.
Aula
Será nesta sexta-feira (22), às 19h, a aula magna do curso de Direito do Centro Universitário UniFBV Wyden que contará com a participação do deputado federal Túlio Gadelha (Rede) e a Cacica Valquíria Kialonan, do povo Karaxuwanassu.
O encontro que será mediado pelo cientista político, Pedro Soares e organizado pela coordenadora de Direito, Daniela Madruga, irá debater o “Marco Temporal: um debate acerca da demarcação das terras indígenas”. O evento é aberto ao público.