Por causa da pressão que vem sofrendo para reconhecer o Hamas como organização terrorista, o Governo Brasileiro precisou emitir nota oficial explicando que não pode fazer isso oficialmente porque segue os protocolos da ONU e a Organização das Nações Unidas não considera o Hamas como grupo terrorista.
EUA e União Europeia, é bom que se diga, também integram a ONU, mas reconhecem o grupo como terrorista.
Só não pode juntar
Em duas declarações que fez sobre os ataques e a guerra que eles ocasionaram, o presidente Lula chamou o ato de “terrorista” numa fala e citou o Hamas, como “autor dos ataques”, na outra.
O exercício de lógica é bem simples para entender que o presidente não tem como fugir da afirmação. Foi um ato terrorista e foi executado pelo Hamas, logo o “Hamas é terrorista”.
Ele só não junta as duas coisas na mesma frase. Ainda.
Causa palestina
Em conversa com a Rádio Jornal, o professor, especialista em Geopolítica, João Correia, fez uma dura crítica a quem ainda fica se apoiando em argumentos pró-Palestina para defender o grupo terrorista Hamas.
“Eles defendem algo que não conhecem, por ignorância, ou talvez seja algum desvio de caráter. A causa palestina não é a mesma causa dos terroristas do Hamas”, explicou.
Escudo
Quem ainda estiver com dificuldade de entender a diferença entre o Hamas e os palestinos, pode observar duas notícias relacionadas ao conflito.
A primeira é sobre o aviso de Israel para que os civis deixem o norte de Gaza, para que não se tornem vítimas do conflito, porque o Exército Israelense vai entrar. O objetivo é garantir a segurança de mais de um milhão de palestinos que não são do Hamas.
Logo em seguida, a segunda notícia é uma declaração do Hamas, que está ameaçando os palestinos para que eles não saiam. O objetivo do Hamas é usar a população civil palestina.
O Hamas não quer libertar ninguém. Quer inocentes como escudo.
Frota
No início da semana, quando se falava que havia poucos aviões para fazer a retirada de brasileiros das áreas de conflito em Israel e Gaza, este colunista questionou o motivo de os aviões da frota presidencial não estarem sendo disponibilizados para o resgate.
Na sexta-feira (13), finalmente, pousou em Roma um avião da frota presidencial para buscar, assim que for liberado, no Egito, os brasileiros que moram na Faixa de Gaza e pediram socorro.
Política contra o vírus
Presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e vice-presidente nacional do PT, Humberto Costa lançará, neste sábado (14), dois livros na XIV Bienal Internacional de Pernambuco.
Um deles, "A política contra o vírus - Bastidores da CPI da Covid", contará com a participação do senador Randolfe Rodrigues (sem partido/AP), que é coautor da obra e líder do Governo Lula no Congresso Nacional. O lançamento está marcado para as 17h, no Espaço Circuito das Ideias.
Pernambucanos
O senador pernambucano e o colega do Amapá (que é nascido em Pernambuco) foram protagonistas da CPI da Covid e responsáveis por embates essenciais nas discussões durante a crise ocasionada pelo coronavírus.
Humberto é, hoje, o nome mais importante do PT no estado e aliado de primeira hora do presidente Lula. Randolfe é líder do atual governo no Congresso Nacional.