OPINIÃO

Doria fez placa "#vacinajá", mas pedido de registro da sua vacina à Anvisa, que é bom, nada

O governador paulista João Doria tem feito forte pressão para vender ao Ministério da Saúde a vacina do laboratório chinês Sinovac, por meio do instituto Butantan, alegando inclusive sua "eficácia"

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 11/12/2020 às 6:19 | Atualizado em 11/12/2020 às 6:20
GOVESP/DIVULGAÇÃO
O governador de São Paulo, João Doria, não desistiu do sonho de ocupar o Planalto e planeja usar as prévias tucanas como oportunidade de viajar pelo Brasil - FOTO: GOVESP/DIVULGAÇÃO

Holofote na vacina

O marqueteiro e governador João Doria fez uma plaquinha “#vacinajá”, mas pedido de registro da sua vacina à Anvisa, que é bom, nada. A Anvisa divulgou critérios como estudo na fase 3, com testes no Brasil e, caso seja liberada, uso exclusivo no SUS, proibida a comercialização. O governador paulista João Doria, inclusive, tem feito forte pressão para vender ao Ministério da Saúde a vacina do laboratório chinês Sinovac, por meio do instituto Butantan, alegando inclusive sua “eficácia”. Mas Doria poderia solicitar explicações ao dono do laboratório Sinovac, Yin Weidong, cuja empresa admitiu à agência de notícias Bloomberg não dispor de dados sobre a eficácia da vacina, rebatizada no Brasil de “Coronavac”. O laboratório chinês prevê para janeiro a divulgação desses resultados. O laboratório estatal da Indonésia PT Bio Farma anunciou que seus testes revelaram “eficácia” de 97% da Coronavac, mas voltou atrás após o parceiro Sinovac anunciar que também não tem resultados sobre a eficácia da vacina que produz. Nem mesmo o Instituto Butantan tem resultados sobre a eficácia da Coronavac. A estimativa é que o resultado saia no dia 15.

Mico no lobby da vacina

Dizendo representar outros governadores, o piauiense Wellington Dias (PT) jogou para a plateia, no lobby pela vacina da Pfizer, pressionando a Anvisa a autorizar seu uso emergencial. A jogada foi prontamente desmascarada. Além de listar os requisitos para obtenção da autorização, a agência reguladora foi explícita quanto a quem cabe formular o pedido: às empresas. A Anvisa também explicou que nenhum dos laboratórios fez pedido e qualquer autorização emergencial só será feita diante de um pedido dos responsáveis pelos estudos clínicos. Para a diretora da Anvisa Alessandra Soares, uso emergencial é válido, mas observados “requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficácia”. O bancário petista Wellington Dias chegou a fixar prazo de 72 horas para a Anvisa autorizar o uso emergencial. Ele não sabe o que diz.

Perder faz mal

Amigos do deputado Rodrigo Maia ficaram preocupados ontem com seu nervosismo, bufando de ódio contra o presidente da República. “Ele não está sabendo sair de cena”, disse um aliado paulista, penalizado.

Hipocrisia

Cansado de ouvir demagogia do Psol sobre 50% de pretos ou pardos na Câmara, Marcel van Hattem lembrou que o partido tem 70% de brancos e dois suplentes negros. Sugeriu a renúncia para adequação ao discurso.

Futuro incerto

É incerto o futuro do quase ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia. Continuar na política parece pouco promissor: ele teve 74 mil votos em 2018, perdeu até para Flordelis (PSD), que somou quase o triplo.

Fechem a ECT

É um “pedala” nos Correios o artigo do jornalista Irineu Tamanini no site Diário do Poder: “Fechem a ECT. Não serve para nada”. Descreve a decadência da estatal que hoje já não consegue entregar documentos em um prazo razoável, mesmo cobrando caro pelo serviço Sedex.

Frase

"Isso é inaceitável”, Chanceler alemã Angela Merkel, sobre as mortes por covid, em discurso emocionado

CNJ de olho

Conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estão espantados com o juiz Elci Simões, do TRE do Amazonas. Ele já foi punido pelo CNJ por absolver o enroladíssimo exprefeito de Coari Adail Pinheiro. Agora, dá sinais de ajudar o atual prefeito Adail Filho em ação de inelegibilidade.

Grosso da guerra

Há 79 anos, em 11 de dezembro de 1941, Alemanha e Itália declaravam guerra aos EUA, após a nação norte-americana declarar guerra ao Japão pelo ataque em Pearl Harbor. Foi o início oficial da guerra global.

Comentários

Últimas notícias