OPINIÃO

Chamado de "bobo da corte", Luciano Hang acabou demonstrando na CPI da Covid que de bobo não tem nada

A ideia de humilhar e até prender o comerciante bolsonarista resultou frustrada. Leia os destaques de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 30/09/2021 às 6:15 | Atualizado em 30/09/2021 às 7:47
LEOPOLDO SILVA/AGÊNCIA SENADO
A CPI da Covid realiza a oitiva de Luciano Hang, acusado de pertencer ao chamado "gabinete paralelo", que é suspeito de aconselhar Bolsonaro em relação à pandemia de covid-19 - FOTO: LEOPOLDO SILVA/AGÊNCIA SENADO

CPI não humilhou Hang

Chamado de "bobo da corte", Luciano Hang acabou demonstrando, em 5 horas de interrogatório, que nada tem de bobo. Ao contrário. Aproveitou para fazer propaganda gratuita de suas lojas Havan, nas emissoras que transmitiam ao vivo a sessão da CPI, e ainda contou sua história de filho de operários que prosperou até comprar a fábrica onde os pais trabalharam por 40 anos e ele próprio, em seu primeiro emprego. A ideia de humilhar e até prender o comerciante bolsonarista resultou frustrada. Durante seu depoimento, Hang mandou mal ao não se penitenciar do fato de não haver se vacinado, como é dever de todo cidadão. Ao final, presidindo a sessão já sem o titular e o relator, Randolfe Rodrigues agradeceu a presença de Hang e desejou-lhe boa sorte. Após a sessão, Luciano Hang ainda fez uma declaração dura, comparando a CPI da Covid a tribunal da Santa Inquisição. Luciano Hang explicou que sofre com fake news desde o governo do PT e disse estar feliz em explicar que não é sócio de Dilma ou Lula.

Brasil já tem 90 mi de vacinados

O Brasil vai superar nesta quinta (30) a expressiva marca de 90 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra covid, por terem recebido a segunda dose ou dose única. Equivale a 57% do público-alvo do Plano Nacional de Imunização (PNI) e 42% da população total. O sucesso da campanha ficou evidente na redução do número de casos e mortes, mas tem sido visto, na prática, ao redor do país com vida voltando ao normal. Este último dia de setembro marca os 257 dias de campanha, com uma média de 919 mil doses aplicadas por dia desde 17 de janeiro. Outra marca importante alcançada pelo PNI este mês foi superar as 150 milhões de pessoas com primeira dose, é quase 71% da população.

Não houve

Acusado de "financiar fake news" por ter recebido pedido de patrocínio de um blogueiro bolsonarista, Hang disse isso foi negado tanto quanto uma solicitação idêntica do senador Jorge Kajuru. Ao defender o colega, o relator desfez a própria pergunta: "Não é crime pedir patrocínio."

Faltou agradecer

Na CPI, Omar Aziz, disse que o "voluntarismo" de Luciano Hang "matou pessoas". Teve que engolir seco quando o dono da Havan revelou, sob aplausos, haver doado a Manaus, sua cidade, 200 cilindros de oxigênio.

Empregos

Como previsto, com presença de Onyx Lorenzoni (Trabalho), os dados do Caged mostraram que foram criados 372.265 novos empregos com carteira assinada em agosto e o acumulado do ano supera 2,2 milhões.

Duas medidas

Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou que "regra de um dia não vale para o outro", após a CPI exigir que Hang expusesse os nomes de médicos que atenderam sua mãe. Não fizeram o mesmo com a depoente da véspera.

Cavalo de Troia

Tem ministro com gabinete no Planalto acreditando que o aparelhamento petista transformou a Petrobras em uma espécie de "cavalo de Troia". É como chamam a estatal esquizofrênica que age como empresa privada.

Vítimas

A escalada de preços do diesel, com alta acumulada de 51%, agrava a crise no setor de transportes urbanos, que já soma prejuízos de R$ 16,7 bilhões desde 2020. A advertência é da NTU, entidade nacional do setor.

Frase

"Nunca imaginei na minha vida passar por este tribunal de inquisição" - Luciano Hang, empresário, logo após o final de seu depoimento na CPI da Covid.

 

Comentários

Últimas notícias