Data especial do comércio acontece no próximo dia 25 (Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil)
Expectativa para muitos consumidores ávidos por descontos, a Black Friday – que acontece no próximo dia 25 – é motivo de alerta para a Serasa Experian. Segundo a empresa de análise de crédito, a data é responsável pelo aumento no número de tentativas de fraude em compras online.
LEIA MAIS
»
Núcleo de Apoio ao Superendividado abre as portas
»
Fecomercio-SP aponta que 70% das famílias no Recife estão endividadas
»
Planos de saúde devem custear tratamento multiprofissional
A situação pode ser agravada pelo aumento mensal que esse tipo de crime já vem apresentando: em agosto foram 158.563 tentativas, número é 6,6% superior ao de julho. Os registros são referentes a roubo de dados pessoais usados para firmar negócios sob falsidade ideológica ou conseguir crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.
Diante dos riscos, a Serasa alerta que alguns cuidados que podem ser facilmente tomados pelos consumidores diminuem a exposição ao roubo online de dados. A principal medida é verificar a confiabilidade e segurança do site.
Para isso é preciso observar se o endereço da página é precedido pelo certificado de segurança “https”. Outro importante cuidado é evitar realizar qualquer operação financeira usando redes abertas de internet, como wi-fi de estabelecimentos públicos.
A rotina de checagem de emails deve ser redobrada, já que nesta época aumenta a quantidade de mensagens mostrando ofertas especiais. A recomendação é nunca clicar nos links contidos nas mensagens. O ideal é acessar diretamente o site e procurar as ofertas.
Caso o computador seja compartilhado por outras pessoas, o consumidor também deve sempre realizar o logoff e acessá-lo com o próprio login. A Serasa ainda disponibiliza em seu site (
www.serasa.certificadodigital.com.br) um teste para verificar se o computador está protegido do roubo de dados.