Aplicativos

Uber testa no Recife tecnologia que grava a corrida em vídeo. Veja como funciona

Recife é uma das cidades do País que faz parte do estudo para avaliar o impacto da gravação de vídeos na segurança do motorista e do passageiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 14/04/2021 às 15:43 | Atualizado em 14/04/2021 às 17:46
Notícia
X

Atualizada às 17h45

A Uber anunciou que deu início a um projeto piloto de gravação de vídeo durante viagens com o aplicativo no Recife. O recurso, disponibilizado por meio de um app parceiro, permitirá que os motoristas usem a própria câmera do celular para, quando assim desejarem, gravar todas as viagens realizadas com a Uber.

Em fevereiro deste ano a ferramenta começou a ser utilizada em Aracaju (SE). Depois, passou a ser testada também em Campo Grande (MS), Natal (RN), Maceió (AL), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Campinas (SP). Agora, além do Recife, chega também a Porto Alegre (RS).

A filmagem via telefone está sendo testada como uma alternativa, sem custo, para o registro das viagens com imagens pelos motoristas parceiros. Se implementada, a solução estará disponível a qualquer um que queira dirigir com o app, em qualquer lugar.

RECURSO

"Desde que a Uber definiu, em âmbito global, segurança como sua prioridade, temos continuamente buscado testar novas tecnologias que nos ajudem a avançar nesse tema", explicou a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods. "Queremos entender se essa tecnologia de gravação de imagens pode contribuir para que motoristas parceiros e usuários tenham ainda mais tranquilidade para continuar usando a Uber, claro que sempre respeitando as normas de privacidade".

A Uber divulgou que os testes no Recife começaram com um grupo reduzido de motoristas, e será aos poucos expandido até chegar a todos que rodam pelo aplicativo na capital. Os parceiros podem escolher participar ou deixar esse teste a qualquer momento. Os usuários conectados aos motoristas participantes do teste também são informados que sua viagem pode estar sendo gravada, para que possam optar por cancelar e buscar outro parceiro, se assim preferirem. A iniciativa passou pela chancela do time de privacidade da Uber, para assegurar o cumprimento de todas as regras previstas na legislação aplicável em termos de proteção de dados.

COMO FUNCIONA

Assim como já ocorre no recurso de gravação de áudio, lançado em âmbito nacional recentemente, a gravação de vídeo também permanecerá criptografada no celular, sem que ninguém possa acessá-la - nem o próprio motorista, que não possui a chave da criptografia.

Quando o motorista parceiro enviar o arquivo (via wi-fi ou rede móvel), ele ficará armazenado com a empresa parceira, que terá acesso apenas às informações básicas, como data e horário da gravação, mas sem qualquer dado sobre usuários, pontos de embarque e desembarque, etc. Se, mais tarde, o motorista decidir abrir uma reclamação de segurança, ele terá a opção de adicionar o vídeo em questão. Só então a Uber, que tem a chave da criptografia, terá acesso às imagens. Além do chamado aberto pelo próprio parceiro para solicitar uma investigação à Uber, só as autoridades competentes podem solicitar acesso às imagens para a Uber, na forma da lei.

Thiago Silva, presidente da Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco (Amape), considera a iniciativa da Uber importante, e atende a um pedido antigo da categoria, mas ele acredita que não chega a ser totalmente eficiente. "A câmera do celular é muito limitada, além de não ter uma boa qualidade de imagem à noite, a lente não é de 180°, ou seja não consegue visualizar todos os passageiros do carro", disse Thiago Silva, observando ainda que a gravação "coíbe e pode ajudar por exemplo, em casos de violência contra o motorista ou denúncias indevidas.Mas, no caso de um crime, creio que não" opinou Thiago.

Tags

Autor