Educação

Enem: veja pesos e notas mínimas para concorrer na UFPE pelo Sisu 2021

Ao todo, a UFPE vai ofertar 6.982 vagas nos cursos presenciais de graduação nos câmpus Recife, Vitória e Caruaru. Não houve aumento de vagas em relação ao Sisu 2020

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 13/01/2021 às 19:48 | Atualizado em 14/01/2021 às 15:07
Notícia
X

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou, nesta quarta-feira (13), os pesos e notas mínimas exigidas para cada graduação da instituição nas cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. Essas informações são importantes para que, na hora das provas, o vestibulando invista mais naquelas disciplinas que pesam mais no curso que escolheu e que, portanto, farão a diferença no seu resultado final.

>> Checklist Enem: reveja live com últimas dicas antes da prova  

>> Conheça os critérios de correção da redação do Enem

>> Secretário de Saúde de Pernambuco se diz favorável a novo adiamento do Enem 2020

 


>> Professores dão dicas para lidar com a ansiedade às vésperas do Enem
>> Confira as regras implantadas no Enem 2021 para evitar contágio pelo novo coronavírus
Ao todo, a UFPE vai ofertar 6.982 vagas nos cursos presenciais de graduação da instituição nos campi Recife, Agreste e Vitória de Santo Antão. É a mesma quantidade do Sisu do ano passado. Desse universo, 5.542 estão no câmpus Recife, 430 na unidade acadêmica de Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e outras 1.020 no câmpus de Caruaru, no Agreste.

A nota final do Enem 2020, para efeito de classificação no Sisu 2021 na UFPE, vai ser obtida por uma média ponderada das notas das provas objetivas e de redação conforme os pesos de cada prova informados na resolução n° 1. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) publicou também o quantitativo de vagas oferecidas nos cursos presenciais de graduação.

Sisu 2021

O calendário do Sisu 2021 não foi ainda divulgado, mas sabe-se que as inscrições só vão acontecer após a divulgação das notas individuais do Enem 2020, previstas para saírem no dia 29 de março. Mais de 120 universidades e institutos públicos disponibilizaram vagas na primeira edição do Sisu do ano passado, totalizando cerca de 237 mil vagas, sendo 15 mil em Pernambuco.

>> Por causa da covid-19, prédios do Enem vão abrir meia hora mais cedo

>>Justiça Federal de São Paulo nega novo adiamento do Enem 2020

>> Candidato com problema de saúde fará prova do Enem em local separado em Pernambuco

Para se inscrever no Sisu é preciso ter feito o Enem e não zerar a redação. De Pernambuco participam UFPE, UFRPE, UPE, Univasf, IFPE e IF do Sertão. As universidades ainda não assinaram os termos de adesão ao Sisu 2021, estão aguardando orientações do Ministério da Educação.

Cursos com resolução específica

Os cursos presenciais de Música/Canto (Bacharelado), Música/Instrumento (Bacharelado), Música (Licenciatura), Dança (Licenciatura) e Letras Língua Brasileira de Sinais Libras (Licenciatura) não participam do Processo Seletivo UFPE/Sisu 2021. Segundo a instituição, esses cursos vão ser regidos por resolução específica, com vestibular realizado separadamente.

Engenharia

Os candidatos classificados em Engenharias do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) do Recife pelo Sisu 2021 ingressam no primeiro ano do ciclo básico dos cursos e, no decorrer do segundo semestre letivo, fazem a escolha definitiva por um dos cursos.

Fazem parte da área básica de ingresso de Engenharias CTG (Recife): Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Naval, Engenharia Química e Engenharia de Telecomunicações.

Tags

Autor