Os
80 anos da publicação do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, são o mote da
Hora do Enem desta quarta-feira (17), programa produzido pela TV Escola e exibido diariamente de segunda à sexta-feira, às 7h, 13h e 18h. É possível ver os episódios também no portal da TV Escola e no canal da emissora no YouTube.
O professor Zenir Campos, da Universidade de São Paulo (USP), vai falar sobre impacto de Vidas Secas, uma das obras mais importantes da literatura brasileira, no período modernista. Zenir mapeia os principais aspectos do livro e o contexto da época em que foi escrito. Também participa desta edição a professora Carla Mariana, que revisa os temas língua, cultura e patrimônio.
Física é a disciplina da quinta (18), que terá o professor Rafael Vilaça resolvendo a questão 127 do caderno do azul do Enem 2017, sobre potência térmica. No bloco seguinte, o apresentador Land Vieira bate um papo com o físico da USP Airton Deppman, um dos organizadores da Olimpíada Brasileira de Física. Ele conta tudo sobre a competição e explica como participar dela.
Tradicionalmente dedicado à redação, o programa de sexta (19) traz como personagem o estudante Alan Nabor, de Alagoas. Ele dará as dicas e esquemas para o estudante que presta o Enem 2018 mandar bem na dissertação.
OUTROS PROGRAMAS
Quem quiser rever os programas desta semana já exibidos, vale ficar ligado no que foi apresentado: O professor Cristiano Marcell resolveu, na segunda, uma questão relacionada a desvio-padrão, tema constante nas provas do exame. A professora e youtuber Angela Correia falou sobre um canal que criou focado na matemática do ensino fundamental.
Filósofos africanos foram o tema da terça-feira, com o filósofo e professor da Universidade Federal da Bahia Eduardo Oliveira. Ele explicou como as ideias desses pensadores podem ajudar quem está estudando para o Enem. Na sequência, a professora Ana Beatriz Gomes resolveu duas questões do Enem 2017 sobre filosofia da Grécia Antiga. (Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC).