Não ter aula não significa ficar sem estudar. Para ajudar alunos a preencherem o tempo nestes dias de isolamento social devido ao coronavírus, a Secretaria de Educação de Pernambuco disponibiliza diversos materiais com sugestões de livros, filmes, atividades e jogos.
Uma das novidades é o Laboratório de Redação, com acesso gratuito para qualquer estudante, independentemente dele ser da rede estadual. A cada duas semanas, será proposto um tema para que os alunos escrevam um texto, corrigido depois por uma equipe de docentes do órgão.
"É importante que nesse período de isolamento haja uma rotina de estudos. Uma das estratégias que sugerimos é a produção textual", destaca a secretária executiva de Educação, Ana Selva.
"Para os alunos do ensino fundamental, a correção será a partir de critérios da própria rede estadual. Para os do ensino médio vamos observar as exigências do Enem", informa Ana Selva. Para esta semana, o primeiro tema proposto é Impactos das redes sociais nas relações humanas. "Basta o aluno mandar o texto pelo e-mail do Laboratório de Redação para que seja corrigido e devolvido para ele", explica a secretária de Educação.
Outros materiais, com sugestões de livros, filmes e jogos, podem ser conferidos por estudantes e docentes. Contemplam todas as séries da educação básica, da educação infantil ao ensino médio. Há atividades também para Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação do campo, educação inclusiva, educação indígena e Programa Travessia. Os conteúdos estão no endereço www.educacao.pe.gov.br.