COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Reitor da UPE defende que SSA 1 e SSA 2 sejam adiados para início de 2021

Proposta do reitor Pedro Falcão será apresentada no final de maio em dois conselhos da UPE. Ele sugere que o SSA 3 ocorra em dezembro ou, conforme estiver o cenário da pandemia, também em janeiro

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 12/05/2020 às 12:52 | Atualizado em 12/05/2020 às 13:07
Felipe Ribeiro/JC Imagem
Com nota do Enem, estudantes de todo o País podem concorrer vagas no Sisu 2023 - FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Devido à suspensão das aulas regulares por causa da pandemia do novo coronavírus, o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, vai defender que as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) para alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio sejam realizadas somente no início de 2021. Para essas séries, ocorrem o SSA 1 e SSA 2, respectivamente. Para o SSA 3, voltado para estudantes do 3º ano, ele sugere que os testes sejam em dezembro ou, conforme o cenário da covid-19, também precisem ser agendados para janeiro do próximo ano.

As propostas do reitor precisam de aprovação nos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Universitário (Consun). Esses dois colegiados deverão se reunir na última semana deste mês de maio. Em outros anos, as provas do SSA 3 foram marcadas no mês de novembro, sempre após o Enem. Já os SSA 1 e SSA 2 eram realizados no fim de novembro ou nos primeiros dias de dezembro.

Em Pernambuco, as aulas presenciais em escolas, universidades e faculdades públicas e privadas estão suspensas desde 18 de março. Os colégios privados retomaram as atividades no último dia 4, mas apenas remotamente. Nas unidades estaduais, os estudantes estão tendo uma aula por dia, transmitidas pelo Youtube ou pela TV Pernambuco (programa Educa PE).

"Como os alunos dos 1º e 2º anos não ocupam vagas, dá para esperar um pouco mais pelo calendário letivo e fazer as provas em janeiro. No SSA 3 os aprovados preenchem vagas pois ingressarão na UPE em 2021. Percebemos, até o momento, por causa da pandemia, que não há condições de aplicar as provas em novembro, como fazíamos sempre. Ou vão para dezembro ou talvez precisem também ocorrer em janeiro. Vai depender de quanto tempo ainda teremos restrições devido ao novo coronavírus", explica Pedro Falcão.

DATAS

Caso a proposta do reitor de fazer o SSA 3 em dezembro ou janeiro seja desconsiderada, a comissão do vestibular da UPE só terá apenas um fim de semana livre de novembro para agendar as provas dessa fase do seriado. Isso porque o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocupará quatro dos cinco domingos de novembro.

O modelo tradicional será realizado nos dias 1º e 8 de novembro. Já o novo formato digital vai acontecer em 22 e 29 de novembro. Resta, portanto, apenas o domingo 15 de novembro livre. Em outros anos, o SSA, nas três etapas (SSA 1, 2 e 3) sempre foi realizado em um domingo e uma segunda-feira, em dias seguidos.

 

Comentários

Últimas notícias