EDUCAÇÃO

"Sentimento é de consternação", diz presidente do Sinepe após justiça suspender volta às aulas presenciais nas escolas privadas

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, disse na noite desta segunda-feira (5) que a categoria foi surpreendida pela decisão da justiça do trabalho que suspendeu a volta às aulas presenciais na rede particular e está consternada

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 05/10/2020 às 22:39 | Atualizado em 05/10/2020 às 23:17
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Escolas ficaram fechadas por meses por causa da pandemia de covid-19 - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, disse na noite desta segunda-feira (5) que a categoria foi surpreendida pela decisão da justiça do trabalho que suspendeu a volta às aulas presenciais na rede particular e está consternada. A liminar do juiz Hugo Cavalcanti Melo Filho, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) atendeu a um pedido do Sindicato dos professores de Pernambuco (Sinpro-PE). A retomada estava marcada para esta terça-feira (6) para os alunos do 3º ano do ensino médio.

>> Justiça suspende retomada das aulas presenciais nas escolas privadas de Pernambuco

>> Professores da rede estadual de Pernambuco mantêm greve, mas apenas para ensino presencial

>> Recife registra redução de 98,5% no número de casos graves da covid-19 em setembro

>> Veja quais bairros do Recife registram mais casos de coronavírus até agora

>>  Pernambuco tem sequência recorde de queda ou estabilidade de casos da covid-19

>> Abrigos de idosos em Olinda não registraram casos de coronavírus durante a pandemia

"O sentimento da gente é de consternação e surpresa porque a decisão judicial provoca uma instabilidade muito grande, como se já não bastasse a própria excepcionalidade de um momento de pandemia", disse o presidente do Sinepe.

Seguindo a determinação judicial, a orientação do sindicato aos donos de escolas privadas é para que as aulas presenciais não sejam retomadas neste momento. "Diante do desencontro de tantas informações e para evitar instabilidade, orientamos a categoria a não retornar nesta terça-feira (6), ao mesmo tempo em que começamos o trabalho para tentar reverter a decisão judicial", disse José Ricardo.

O réu citado pelo juiz, titular da 12ª Vara Trabalhista do Recife, é o governo de Pernambuco. A Procuradoria Geral do Estado informou que foi notificada da decisão e avalia, junto com a Secretaria de Educação do Estado, o encaminhamento jurídico que será tomado. O Sinepe afirmou que vai entrar com um pedido de inclusão na ação e reconsideração da decisão. 

"Estamos entrando com um pedido de inclusão na ação e reconsideração da decisão dada com base, sobretudo, na convenção coletiva de trabalho celebrada entre as duas categorias, diretores e escolas e professores, em agosto, e que prevê toda essa situação de retorno ao presencial", explicou José Ricardo.

Pouco antes das 22h, a Secretaria de Educação informou que havia encaminhado ofício ao Sinepe, atendendo a determinação do magistrado.

 

Comentários

Últimas notícias