UOL - O melhor conteúdo
MÉDIA

Pernambuco tem sequência recorde de queda ou estabilidade de casos da covid-19

Última vez que o dado esteve em alta foi no dia 5 de setembro, quando a média móvel registrou 26% de aumento no número de infectados

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 05/10/2020 às 13:10 | Atualizado em 05/10/2020 às 15:39
TIZIANA FABI/AFP
Pernambuco totaliza 473.326 casos confirmados da covid-19 - FOTO: TIZIANA FABI/AFP

Pernambuco completa, nesta segunda-feira (5), trinta dias em queda ou em estabilidade de novos casos da covid-19, a maior sequência registrada desde o início da pandemia, em março de 2020. Esta sucessão desbancou a última, de 29 dias, que ocorreu entre 6 de agosto e 3 de setembro. Assim, a última vez que o dado esteve em alta foi no dia 5 de setembro, quando a média móvel — média dos últimos sete dias, considerada como o melhor meio de medir o avanço da enfermidade em um local — registrou 26% de aumento no número de infectados. A análise é feita a partir dos números divulgados diariamente por boletins da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

A média móvel é uma análise que soma os números de casos de um dia com os dos seis dias anteriores, dividindo o resultado por sete. O resultado reúne a influência de todos os dias da semana e pode ser atualizado diariamente. É uma forma de fazer um retrato da semana para diluir o represamento de notificações de covid-19 que geralmente ocorre nos fins de semana. Só é considerada que a média móvel esteve em queda ou em alta quando esta variável passa de 15%, seja o percentual negativo ou positivo. Caso não atinja, é tida como estável: foi o que aconteceu nos dias 6, 7, 8, 21, 22, 23, 24, 25, 26 e 30 de setembro, e em todos os dias de outubro até agora.

Com a confirmação de mais 37 casos nesta segunda-feira (5), a média móvel de infectados ficou em 623, o número, em comparação com os últimos 14 dias, representa estabilidade, já que foi de -6%. A tendência também se repete no número de óbitos, dessa vez em 6%, pois, com o registro de mais 7 mortes, a média móvel fica em 21. No entanto, no número de mortes, houve alta nesse domingo (4), em 16%. Dos novos casos, oito (21,6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 29 (78,4%) são leves. Já os óbitos do informe de hoje, uma foi registrada no mês de abril, três em maio, uma em junho, uma em agosto e uma no mês de outubro, no dia 2.

MÉDIA MÓVEL DE MORTES

Made with Flourish

MÉDIA MÓVEL DE CASOS

Comentários

Newsletters

Ver todas

Fique por dentro de tudo que acontece. Assine grátis as nossas Newsletters.

Últimas notícias