COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Fotos das provas do Enem circulam em redes sociais antes da liberação do caderno de testes

Imagens são das provas de linguagens e ciências humanas, aplicadas neste primeiro dia do Enem. Caderno só pode ser levado pelos candidatos a partir das 18h30

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 17/01/2021 às 18:03 | Atualizado em 17/01/2021 às 18:33
Notícia
X

Fotos das provas objetivas do Enem aplicadas neste domingo, de ciências humanas e de linguagens, estão circulando em grupos de WhatsApp. Mas os candidatos só podem sair com os cadernos de provas faltando meia hora para o término da aplicação, segundo o edital, ou seja, a partir das 18h30, já que a avaliação acaba às 19h. Significa que alguém burlou a fiscalização e conseguiu registrar as imagens e ainda compartilhá-las.

Estudantes que participaram da avaliação confirmaram a veracidade das fotos como sendo mesmo das provas deste domingo.  No Enem 2019 esse mesmo problema aconteceu com a prova de redação. Uma foto com o tema e os textos motivadores vazou antes do caderno de provas ser liberado naquele ano.

Nas imagens que circularam na tarde deste domingo dá para ver, por exemplo, que foram usados um trecho da música Águas de Março, de Tom Jobim; da música Leão do Norte, de Lenine, e do poema O Cântico da Terra, de Cora Coralina. A reportagem do JC recebeu as fotos às 17h20. A fonte informou que estavam sendo repassadas em grupos de professores.

Quesitos abordaram assuntos referentes a gênero. Houve uma pergunta sobre a Revolução Pernambucana de 1817. Caíram também questionamentos sobre urbanização, tecnologia, vídeo game, realidade virtual, futebol e cultura nordestina, entre outros temas.


Tags

Autor