Fotos das provas do Enem circulam em redes sociais antes da liberação do caderno de testes
Imagens são das provas de linguagens e ciências humanas, aplicadas neste primeiro dia do Enem. Caderno só pode ser levado pelos candidatos a partir das 18h30
Fotos das provas objetivas do Enem aplicadas neste domingo, de ciências humanas e de linguagens, estão circulando em grupos de WhatsApp. Mas os candidatos só podem sair com os cadernos de provas faltando meia hora para o término da aplicação, segundo o edital, ou seja, a partir das 18h30, já que a avaliação acaba às 19h. Significa que alguém burlou a fiscalização e conseguiu registrar as imagens e ainda compartilhá-las.
Estudantes que participaram da avaliação confirmaram a veracidade das fotos como sendo mesmo das provas deste domingo. No Enem 2019 esse mesmo problema aconteceu com a prova de redação. Uma foto com o tema e os textos motivadores vazou antes do caderno de provas ser liberado naquele ano.
- Enem 2020: Número de prédios em Pernambuco quase dobra em relação a 2019, mas PM diminui efetivo
- A pandemia e as histórias de superação de quem vai enfrentar o Enem
- Youtuber simula atraso no Enem e chega de charrete ao local de prova
- Médicos psiquiatras elogiam tema da redação do Enem 2020
- Candidato do Enem que adoeceu de covid-19 na véspera ou no dia do exame deve pedir reaplicação entre 25 e 29 de janeiro
Nas imagens que circularam na tarde deste domingo dá para ver, por exemplo, que foram usados um trecho da música Águas de Março, de Tom Jobim; da música Leão do Norte, de Lenine, e do poema O Cântico da Terra, de Cora Coralina. A reportagem do JC recebeu as fotos às 17h20. A fonte informou que estavam sendo repassadas em grupos de professores.
Quesitos abordaram assuntos referentes a gênero. Houve uma pergunta sobre a Revolução Pernambucana de 1817. Caíram também questionamentos sobre urbanização, tecnologia, vídeo game, realidade virtual, futebol e cultura nordestina, entre outros temas.