UNIVERSIDADE

UFPE suspende atividades presenciais até 5 de abril em todos os campi

Presencialidade já era baixa desde o início das aulas da graduação no formato híbrido, com apenas 7% das quatro mil disciplinas da graduação com aulas presenciais

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 19/03/2021 às 8:20 | Atualizado em 19/03/2021 às 8:32
Notícia
X

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, nessa quinta-feira (18), que as atividades presenciais nos campi Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão estão suspensas até o dia 5 de abril, uma semana a mais do que a quarentena determinada pelo Governo do Estado, que dura até 28 de março. Serão mantidos apenas os atendimentos no Hospital das Clínicas (HC), as pesquisas relacionadas à pandemia, os testes para diagnóstico de Covid-19 e o drive-thru de vacinação.

Segundo a universidade, a presencialidade já era baixa desde o início das aulas da graduação no formato híbrido, no dia 25 de janeiro, com apenas 7% das quatro mil disciplinas da graduação com aulas presenciais – muitas delas fora da Universidade e ainda não iniciadas – e 93% com aulas remotas.

“A UFPE adota novas medidas restritivas com o objetivo de contribuir, de forma sistemática, para o enfrentamento da Covid-19. Nossa decisão será reavaliada semanalmente. É importante que a Universidade, assim como outras instituições, fortaleça essa rede de adesão às medidas restritivas, tendo em vista esse momento difícil de recrudescimento da pandemia”, disse o reitor Alfredo Gomes, colocando a instituição à disposição das autoridades sanitárias para contribuir no que for necessário.

Passam a ser realizados de forma exclusivamente remota os atendimentos ao público oferecidos no Serviço Integrado em Saúde (SIS); na Editora UFPE, que já suspendeu a remessa de livros enquanto durar o período de medidas mais restritivas; no setor de publicação; na Central de Atendimento ao Servidor (CAS/Progepe) e no Corpo Discente. Também permanecem suspensas as práticas de atividades física individual e em grupo, o trabalho presencial dos bolsistas de graduação, os atendimentos das clínicas-escolas e o uso dos laboratórios de ensino para gravação ou transmissão de aulas.

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), permanece no enfrentamento da Covid-19. Na quarta-feira (17), o hospital universitário abriu oito UTIs Covid e ampliou para 28 o total de leitos de enfermaria destinados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Esses leitos clínicos estão distribuídos no 8º andar da unidade e são regulados pelo Governo do Estado.

Também serão mantidos os atendimentos do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) envolvendo perícias em casos de comorbidades, mas sem novos agendamentos; as urgências de clínica médica e psiquiátrica do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase) e o Protocolo Geral, com funcionamento às terças e quintas-feiras, das 9h às 15h, para casos urgentes, como auxílio funeral. Os gabinetes do reitor e das pró-reitorias e superintendências, incluindo suas respectivas diretorias, coordenações e seções, funcionarão excepcionalmente para as atividades que precisarem ser resolvidas presencialmente. Os setores de tecnologia da informação e comunicação seguem esta mesma orientação.

Coordenador do Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) da UFPE, o vice-reitor Moacyr Araújo destacou que a decisão foi tomada em diálogo com diversos setores da instituição, a partir de informações referendadas pelo GT que, desde março de 2020, acompanha o andamento da pandemia no Estado e as medidas institucionais, subsidiando as decisões da gestão da Universidade. “As medidas mais restritivas adotadas são absolutamente necessárias e se baseiam na análise de indicadores quantitativos que foram discutidos e consolidados pelo grupo de trabalho da UFPE”, explicou Moacyr Araújo.

O GT Covid-19 é formado por especialistas em saúde do HC e de outros setores da UFPE, Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Trabalhadores da UFPE (Sintufepe), Associação dos Docentes (Adufepe) e outros membros da comunidade acadêmica.

Continuam considerados essenciais os serviços de segurança; setores responsáveis pelo pagamento de folha de pessoal, licitação, convênios e contratos. As residências em saúde vinculadas à UFPE, desde que autorizadas, permanecem funcionando, assim como as atividades de internato e estágio em saúde, conforme a Resolução 23/2020 - CEPE/UFPE e a Instrução Normativa 02/2020 - Prograd. Também continuam em funcionamento as Casas de Estudantes Universitários (Ceus) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade) para os serviços que não possam ser realizados remotamente.

Haverá ainda manutenção do funcionamento dos biotérios e laboratórios com abastecimento de nitrogênio líquido, experimentos em curso e pesquisas relacionadas à pandemia. Não está permitido o início de novos experimentos neste momento, com exceção daqueles que tratem da Covid e possuam plano de atividades autorizado, conforme resolução que trata da retomada dos laboratórios. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) só manterá atividades presenciais nos projetos de extensão relacionados à pandemia, como a produção de álcool 70% em solução.

GRADUAÇÃO

As aulas continuam acontecendo remotamente. A Coordenação de Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) suspendeu até mesmo a entrega de diplomas considerados urgentes. O formulário para agendamento será reaberto, através do e-mail [email protected], a partir do dia 5 de abril. Já o histórico e a declaração de vínculo continuam sendo atendidos remotamente pelo mesmo e-mail. Outras orientações envolvendo o período de suspensão das atividades presenciais estão disponíveis no site da Prograd.

PÓS-GRADUAÇÃO

A pós-graduação permanece com aulas remotas. A entrega de diplomas e certificados da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) continuará suspensa nas próximas semanas. A maior parte das atividades continuará sendo realizada remotamente. Seguem suspensas as aulas práticas.

PORTÕES

No Campus Recife, o portão central estará aberto para veículos e pedestres, das 7h às 17h, mediante autorização via declaração ou lista prévia. Para pedestres, ficarão abertos apenas os portões do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), das 5h às 22h, e do Departamento de Farmácia, das 5h às 17h.

Tags

Autor