COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Em cinco dias, Recife vacina 22% dos trabalhadores da educação contra covid-19

Qualquer pessoa que atue nas escolas do Recife, da educação básica, pode se vacinar e não apenas professores. Estimativa é vacinar 16 mil pessoas

Margarida Azevedo
Margarida Azevedo
Publicado em 05/05/2021 às 13:53
Notícia
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Vacina contra a covid-19 - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

Em cinco dias de vacinação dos trabalhadores de educação com idades entre 40 e 59 anos contra a covid-19, o Recife imunizou quase um quarto do público estimado. Segundo o vacinômetro, painel online mantido pela prefeitura, na capital pernambucana 3.632 profissionais que atuam em escolas da educação básica da cidade, públicas e privadas, tinham recebido a primeira dose da vacina AstraZeneca até a última segunda-feira (03). A segunda dose deve ser aplicada num intervalo de 90 dias.

Isso representa 22,7% de um universo de cerca de 16 mil pessoas que atuam nos colégios de Recife e estão nessa faixa etária. A imunização para essas pessoas foi liberada na quinta-feira (29) da semana passada. O número de 16 mil é uma projeção da Secretaria Municipal de Educação, considerando profissionais de 40 a 59 anos. Com 60 anos ou mais, mesmo que seja funcionário de escola, a vacinação deve ser incluída no grupo de idosos.

Qualquer pessoa que atue em colégios da capital pode se vacinar e não apenas professores. Merendeiras, porteiros, pessoal administrativo, da limpeza ou de qualquer outro setor da educação básica de Recife pode se cadastrar no portal da prefeitura para se vacinar.

ENSINO PRESENCIAL

As aulas presenciais nas escolas municipais de Pernambuco estão liberadas pelo governo de Pernambuco desde o último dia 26 de abril. Mas poucas cidades voltaram com o ensino presencial, mantendo apenas as aulas remotas. No Recife, a prefeitura ainda não anunciou datas de reabertura das escolas municipais.

Uma das condições colocadas pelo sindicato docente para o retorno das aulas nos colégios é justamente a vacinação dos profissionais da educação. A rede municipal de Recife tem 320 escolas, 92 mil alunos e 5.400 professores. Apenas das unidades mantidas pela prefeitura, a projeção é vacinar cerca de 6 mil trabalhadores, segundo o secretário municipal de Educação, Fred Amancio.

NÚMEROS DA COVID-19

A Secretaria Estadual de Saúde registrou, nesta quarta-feira (05), 2.143 casos de covid-19. Entre os confirmados hoje, 141 (6,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.002 (93,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 414.929 casos pessoas infectadas, sendo 40.983 graves e 373.946 leves.

Também foram contabilizados 54 óbitos, ocorridos entre 8 de novembro do ano passado até ontem (04). Com isso, o Estado soma 14.333 mortes pelo novo coronavírus. 

Comentários

Últimas notícias