COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Recife está destinando vacina de pessoas com comorbidades para trabalhadores de educação, diz presidente do Cosems. Prefeitura desmente

Segundo presidente do conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Edson Sousa, informação foi dada pela Secretaria de Saúde do Recife nesta quinta-feira (29)

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 29/04/2021 às 21:00 | Atualizado em 30/04/2021 às 13:30
Notícia
X

Segundo o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), José Edson Sousa, a Prefeitura do Recife teria informado, numa reunião realizada na tarde desta quinta-feira (29), que a vacinação dos profissionais de educação básica na capital pernambucana com mais de 40 anos contra a covid-19 está sendo feita com doses inicialmente destinadas ao grupo de pessoas com comorbidades. O encontro, realizado virtualmente, serviu, entre outros pontos, para que a gestão municipal de Recife explicasse como conseguiu imunizantes para os trabalhadores do setor educacional, quando as demais cidades pernambucanas ainda não têm previsão de vacinar esse público.

"Recife tomou uma decisão isolada de vacinar logo os profissionais de educação. Na reunião, a Secretaria Municipal de Saúde assumiu que subtraiu doses que seriam destinadas às pessoas com comorbidades para aplicar no pessoal da educação. Isso contrariou o que foi pactuado com todos os municípios de que depois de concluir a imunização dos idosos, o grupo seguinte seria o de comorbidades", informou José Edson. O Cosems vai mandar um ofício para a gestão da saúde do Recife alertando para a não obediência do que foi acordado, segundo o presidente do conselho.

Ao JC, a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, disse que a vacinação dos profissionais de educação ocorrerá paralelamente aos das pessoas com comorbidades, sem prejuízo para esse último grupo e sem retirada de doses de um público para outro. "A gente vai fazer uma vacinação em paralelo. Entendemos que vacinar os trabalhadores em educação é importante. Estamos com plano de volta das aulas presenciais pronto. Mas não tiramos doses do público com comorbidades", explicou Luciana.

"Recife planeja e administra muito bem as doses que recebe do Ministério da Saúde", complementou a secretária. Ela destacou ainda que não procede a reclamação de alguns prefeitos de que a cidade seria privilegiada pelo governo estadual e estaria ganhando doses a mais do que deveria.

A previsão é vacinar cerca de 16 mil trabalhadores da educação básica pública e privada da capital com idades entre 40 e 59 anos, entre professores, pessoal administrativo, merendeiras, porteiros e todas as demais pessoas que atuem nas escolas da capital. A imunização começou nesta quinta-feira.

Para as pessoas com comorbidades, a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é atender aproximadamente 135 mil recifenses e com início da vacinação nos próximos dias.

Tags

Autor