Covid-19

Prefeito do Recife anuncia "em breve" quando começa vacinação dos professores do ensino superior e de outros grupos prioritários

Nesta quinta-feira governador Paulo Câmara autorizou as prefeituras a começarem a vacinar, contra a covid-19, os grupos prioritários que constam no Plano Nacional de Imunização. Olinda não tem definição ainda e Jaboatão inicia cadastramento nesta sexta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 27/05/2021 às 16:55 | Atualizado em 27/05/2021 às 19:17
Notícia
X

Atualizada às 19h15

Recife foi a primeira cidade de Pernambuco a iniciar a vacinação contra a covid-19 nos trabalhadores da educação, quase um mês atrás, em 29 de abril. Mas contemplou os profissionais da educação básica. No início da noite desta quinta-feira, o prefeito João Campos informou que o agendamento de quem atua no  ensino superior começa às 20h. Mais cedo, no fim da manhã, o governador Paulo Câmara autorizou as prefeituras a começarem a vacinar os grupos prioritários que constam no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Estão incluídos aí os trabalhadores da educação dos ensino básico e superior.

São 13 grupos novos que podem começar a receber a vacina contra o novo coronavírus. Caberá a cada cidade decidir a ordem de grupos a serem vacinados. As gestões municipais também têm autonomia para estipular, caso desejam, uma faixa etária para receber as doses, em cada grupo. Assim fez Jaboatão: vai iniciar a imunização dos trabalhadores da educação com idades entre 40 e 59 anos.

Na capital pernambucana, até a última quarta-feira (26), segundo o Vacinômetro, painel virtual mantido pela prefeitura, 15.069 funcionários de escolas receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus. No município, não somente os docentes mas qualquer pessoa que atue nas unidades de educação básica pode ser vacinada. A estimativa da Secretaria Municipal de Educação é que 16 mil funcionários da educação básica sejam imunizados no Recife.

OUTRAS REDES

Em Olinda, o JC procurou a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde para saber se há alguma definição também em relação a datas e quais grupos serão vacinados primeiro, mas até a publicação desta matéria não tinha tido resposta.

Em Jaboatão dos Guararapes, trabalhadores da educação, de unidades públicas e privadas, podem agendar a data para tomar vacina contra a covid-19 a partir desta sexta-feira (28). Mas a dose será liberada, nesta etapa, apenas para quem tem idades entre 40 e 59 anos.

No Cabo de Santo Agostinho, começou nesta quinta-feira (27) a vacinação, em fases, dos trabalhadores da educação. Segundo a prefeitura, o primeiro ciclo de imunização vai até este sábado e voltado apenas para quem atua na rede municipal de ensino.

Concluída essa etapa, e com a chegada de novas doses, a prefeitura informa que a campanha continuará na quinta-feira (3) da semana que vem, com os trabalhadores da educação das redes estadual, federal e particular que atuam no município, inclusive do ensino superior. Mas apenas o pessoal ativo será vacinado.

Tags

Autor