COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Colégio de Aplicação da UFPE decide até setembro se terá sorteio ou seleção de novatos para ano letivo de 2022

Será formada uma comissão interna no colégio para decidir o formato da seleção dos novatos. Depois proposta é votada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 11/08/2021 às 20:19 | Atualizado em 11/08/2021 às 20:20
Notícia
X

Até o próximo mês de setembro o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deve decidir o formato de seleção dos alunos novatos para o ano letivo de 2022. Excepcionalmente, devido à pandemia de covid-19, os estudantes que ingressaram neste ano de 2021 foram sorteados. Mas antes sempre houve concurso, com provas de português e matemática. O que vai ser definido é se será adotado o sorteio de novo ou voltará para o modelo de seleção com testes.

Também até setembro o colégio pretende divulgar o edital do processo, com as datas e demais informações para ingresso ano que vem. Serão abertas 60 vagas para o 6º ano do ensino fundamental. Se houver vagas ociosas em outras séries também serão disponibilizadas.

Ainda este mês será constituída uma comissão interna no colégio, formado por professores e técnicos, para discutir o formato da seleção. Depois a proposta será apresentada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE, que dá a palavra final sobre o assunto. A adoção do sorteio neste ano foi criticada por um grupo de pais que ingressou com questionamentos no Ministério Público Federal e ação na Justiça.

"Nossa ideia é divulgar o edital em setembro. Vamos defender também a gratuidade da inscrição para todos os candidatos", explica o diretor do Aplicação, Erinaldo do Carmo. Atualmente a escola tem 412 alunos. Metade das vagas é destinada a quem estudou as séries iniciais do fundamental em escola pública.

 

Tags

Autor