COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Justiça nega pedido de suspensão do sorteio para preencher vagas do Colégio de Aplicação da UFPE

Sorteio público está marcado para a próxima quinta-feira (22), às 15h, com transmissão pelo Youtube da UFPE

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 20/04/2021 às 15:22 | Atualizado em 20/04/2021 às 18:54
Notícia
X

Atualizada às 18h50

A Justiça negou o pedido de suspensão ou cancelamento do sorteio público para preenchimento de 65 vagas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Um grupo de cerca de 50 candidatos, representados por seus pais (pois são crianças ou adolescentes, portanto, menores de 18 anos), teve o pedido de liminar indeferido nesta terça-feira (20) pela juíza substituta da 1ª Vara Federal/PE Marina Cofferri.

Como cabe recurso, os pais planejam ingressar ainda nesta terça com um agravo de instrumento. O sorteio está marcado para a próxima quinta-feira (22). Será eletrônico e virtual, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da UFPE no YouTube. Será às 15h. Os nomes dos sorteados vão ser divulgados no site Seleção CAp, após às 18h também da quinta-feira.

Devido à pandemia de covid-19, o colégio decidiu não realizar a seleção que sempre foi bastante concorrida (em média 1.800 inscritos para 55 vagas do 6º ano do ensino fundamental) e ocupar as vagas mediante sorteio público. O anúncio da suspensão da seleção ocorreu em meados de março e causou surpresa às famílias dos candidatos. Esse grupo de pais que ingressou com a ação na Justiça pedia a suspensão do sorteio e realização da seleção em até 60 dias.

CONCORRÊNCIA

Na disputa estão 56 vagas para o 6º ano do ensino fundamental, uma para o 7º ano e uma para o 8º ano. Para o ensino médio há seis vagas no 1ª ano e apenas uma no 2ª ano.

No total, segundo a direção do Aplicação, houve 2.944 inscritos para participar do sorteio público. Para a 6ª série são 1.767 candidatos, sendo 1.647 para livre concorrência e 120 para cotistas.

A única vaga do 7º ano será disputada por 325 adolescentes e a do 8º ano por 324 estudantes. Para as 6 vagas do 1º ano são 448 inscritos (396 da ampla concorrência e 52 dos cotistas). A vaga do 2º ano terá 80 concorrentes.

LISTA DE ESPERA

Além do sorteio para preencher o número de vagas oferecidas, serão sorteados os candidatos que ficarão na lista de espera em cada um dos setes sorteios realizados. Na página da seleção, vão constar os sorteados para as vagas de matrícula imediata, bem como os que ficarão na lista de espera. O vídeo do sorteio ficará disponível para quem não puder acompanhar a transmissão ao vivo.

O processo de sorteio, auditado por autoridades e convidados, será realizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPE (STI), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

ACOMPANHAMENTO

O sorteio será acompanhado presencialmente pela comissão de seleção, formada por cinco docentes e dois técnicos do colégio, um representante do gabinete do reitor, um representante dos servidores, um representante dos estudantes do colégio, um representante dos pais de estudantes do colégio, um representante da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), representantes da STI, profissionais da Superintendência de Comunicação (Supercom) e ainda três pais de candidatos devidamente inscritos no processo de sorteio. Todos os presentes deverão seguir os protocolos de segurança, como o uso de máscaras e respeito ao distanciamento.

ORDEM

Confira a ordem dos sete sorteios realizados na próxima quinta´feira:

1° sorteio, para as 28 vagas do 6º ano do Ensino Fundamental voltadas a estudantes oriundos de escolas públicas;

2° sorteio, para as 28 vagas do 6º ano do Ensino Fundamental destinadas aos candidatos de livre concorrência;

3° sorteio para uma vaga do 7º ano do Ensino Fundamental para livre concorrência;

4° sorteio, uma vaga para o 8º ano do Ensino Fundamental, livre concorrência;

5° sorteio, para três vagas da 1ª série do Ensino Médio, para candidatos de escolas públicas;

6° sorteio, para três vagas da 1ª série do Ensino Médio, para a livre concorrência;

7° sorteio, para uma vaga na 2ª série do Ensino Médio, livre concorrência.

Tags

Autor