COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

A 70 dias do Enem, quais provas são mais importantes para quem vai concorrer a vagas na UFPE pelo Sisu?

Escolhida a graduação que pretende concorrer pelo Sisu, o vestibulando deve focar, nesta etapa final de preparação, nas provas do Enem que têm mais peso

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 13/09/2021 às 14:59 | Atualizado em 13/09/2021 às 15:23
Notícia
X

A pouco mais de dois meses para realização do Enem 2021 - faltam exatos 70 dias para as primeiras provas, marcadas para 21 de novembro - é importante, nesta reta final de preparação, que o estudante foque nas disciplinas que são mais cobradas na seleção da graduação que ele pretende cursar. Assim, estará mais "afiado" nas provas que terão mais peso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, portanto, com mais chances de acertar as questões do Enem e obter um bom resultado.

Caso as datas do exame sejam mantidas - há uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para reabertura das inscrições para quem vai pedir isenção - o segundo dia de provas será em 28 de novembro. O Enem 2021 teve 3.109.762 inscritos, sendo 3.040.871 candidatos para o exame impresso e 68.891 participantes no formato digital. Se houver novo prazo para inscrições há possibilidade de o Enem acontecer em janeiro de 2022.

No Sisu, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e que reúne vagas de mais de cem universidades públicas usando as notas do Enem, cada universidade define se vai aplicar pesos. Na prática, isso significa que as provas com pesos maiores são aquelas mais importantes para o vestibulando.

Para quem vai concorrer a vagas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), basta observar os pesos aplicados na última edição do Sisu, no início deste ano. Embora o termo de adesão da universidade ao Sisu 2022 não tenha sido elaborado ainda - isso só acontece mais na frente pois nem houve ainda a chamada por parte do MEC para as universidades - é muito provável que não haja mudanças ou, se houver, serão pequenas.

Nesta tabela, veja o peso adotado em cada curso e em cada uma das quatro provas objetivas do Enem - ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens. Há também a nota mínima que o estudante deve tirar em cada teste. Caso obtenha média inferior levará ponto de corte e estará sem desclassificado.

Para os feras de direito, por exemplo, a prova mais importante do Enem é linguagens, que tem peso 3, juntamente com a redação, que tem o mesmo valor. Depois é ciências humanas, com peso 2. As menos valiosas são matemática e ciências da natureza, com peso 1.

Na próxima semana haverá reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. Um dos assuntos será justamente a resolução com os pesos e notas mínimas para o Sisu 2022, assim como a quantidade de vagas por curso.

Tags

Autor