COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Falha no sistema atrasa início de provas do Enem digital em Petrolina

Problema ocorreu no câmpus do IF Sertão, em Petrolina

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 21/11/2021 às 15:03 | Atualizado em 21/11/2021 às 18:56
Notícia
X

Atualizada às 18h55

As provas do Enem digital aplicadas no prédio do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) de Petrolina, no Sertão do Estado, começaram com atraso devido a problemas no sistema de informática do exame.

Em sete laboratórios da instituição, 190 candidatos iniciaram a avaliação em horários diferentes dos demais participantes do País por causa dessa falha.  Oficialmente, o Enem começou às 13h30. Para esses estudantes, os testes foram liberados em horas diferentes, variando entre 14h10 e 15h40.

O Enem digital acontece, em Pernambuco, apenas nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina. São 2.097 candidatos. Em Petrolina há 344 inscritos, conforme o Inep. Esta é a segunda edição do Enem digital e a primeira vez que acontece simultaneamente com a versão impressa.

As provas deste domingo são redação, linguagens e ciências humanas. Apenas a redação ocorre no formato tradicional, ou seja, escrita em papel impresso. As demais são respondidas em computadores.

Em todo o Brasil estão inscritos 3.109.762 estudantes para o Enem, sendo 3.040.871 para o exame impresso e 68.891 para o digital. Em Pernambuco há no total 178.777 feras inscritos.

Uma candidata conseguiu telefonar para a mãe, de dentro do prédio, e informar o problema. "Ela ligou aos prantos. Tentei acalmá-la. O que disseram foi que as provas não estavam carregando nos computadores. Que estavam tentando resolver e que o tempo perdido seria compensando no final", disse a mãe da estudante, que preferiu não se identificar com medo que a filha seja prejudicada.

Margareth Carneiro, coordenadora estadual do Enem em Pernambuco pela Fundação Cesgranrio, empresa contratada pelo Inep para aplicar o exame,  informou que os candidatos não serão prejudicados. O tempo que foi perdido no início será compensando no final da aplicação.

Tags

Autor