COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Falha no sistema atrasa início de provas do Enem digital em Petrolina

Problema ocorreu no câmpus do IF Sertão, em Petrolina

Margarida Azevedo
Margarida Azevedo
Publicado em 21/11/2021 às 15:03
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Pela primeira vez o Enem digital será realizado junto com o Enem impresso - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Leitura:

Atualizada às 18h55

As provas do Enem digital aplicadas no prédio do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) de Petrolina, no Sertão do Estado, começaram com atraso devido a problemas no sistema de informática do exame.

Em sete laboratórios da instituição, 190 candidatos iniciaram a avaliação em horários diferentes dos demais participantes do País por causa dessa falha.  Oficialmente, o Enem começou às 13h30. Para esses estudantes, os testes foram liberados em horas diferentes, variando entre 14h10 e 15h40.

O Enem digital acontece, em Pernambuco, apenas nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina. São 2.097 candidatos. Em Petrolina há 344 inscritos, conforme o Inep. Esta é a segunda edição do Enem digital e a primeira vez que acontece simultaneamente com a versão impressa.

As provas deste domingo são redação, linguagens e ciências humanas. Apenas a redação ocorre no formato tradicional, ou seja, escrita em papel impresso. As demais são respondidas em computadores.

Em todo o Brasil estão inscritos 3.109.762 estudantes para o Enem, sendo 3.040.871 para o exame impresso e 68.891 para o digital. Em Pernambuco há no total 178.777 feras inscritos.

Uma candidata conseguiu telefonar para a mãe, de dentro do prédio, e informar o problema. "Ela ligou aos prantos. Tentei acalmá-la. O que disseram foi que as provas não estavam carregando nos computadores. Que estavam tentando resolver e que o tempo perdido seria compensando no final", disse a mãe da estudante, que preferiu não se identificar com medo que a filha seja prejudicada.

Margareth Carneiro, coordenadora estadual do Enem em Pernambuco pela Fundação Cesgranrio, empresa contratada pelo Inep para aplicar o exame,  informou que os candidatos não serão prejudicados. O tempo que foi perdido no início será compensando no final da aplicação.

Comentários

Últimas notícias