COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Tema da redação do SSA 3: 'O caminho para ampliar e construir o conhecimento se faz com pesquisa científica'

O texto de apoio trata sobre a necessidade de se buscar sempre conhecimento e os benefícios que a prática traz para o desenvolvimento humano

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo, Luisa Farias

Publicado em 19/12/2021 às 9:16 | Atualizado em 19/12/2021 às 15:51
Notícia
X

Atualizada às 15h48

No primeiro dia de aplicação Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), voltado para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, neste domingo (19) os vestibulandos fazem a redação e respondem 42 questões das disciplinas de português, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. 

Por volta das 9h, logo após o início das provas, às 8h15, a Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou o tema da redação deste ano: "O caminho para ampliar e construir o conhecimento se faz com pesquisa científica". 

Na proposta da redação, é citada uma fala do educador Paulo Freire no livro A Pedagogia da Autonomia: "Uma das condições necessárias a pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas certezas". A UPE concedeu o título in memoriam de Doutor Honoris Causa para Paulo Freire neste ano, no centenário do educador. 

O texto de apoio trata sobre a necessidade de se buscar sempre conhecimento e os benefícios que a prática traz para o desenvolvimento humano. "O conhecimento nos faz enxergar as coisas de uma forma diferente e ilumina as nossas mentes, fazendo-nos enxergar mais longe e ampliando nossos horizontes e nossas perspectivas", diz trecho do texto. 

Na edição passada do SSA 3, em 2020, o tema escolhido para a redação foi "A importância do SUS para a pesquisa e a qualidade de vida das pessoas", ano em que a pandemia da covid-19 marcou a história do Brasil e do mundo. 

AVALIAÇÃO

"Acredito que os candidatos não tiveram dificuldades com o tema pois a sociedade tem debatido muito esse assunto, de certezas e incertezas, verdades científicas e não científicas", diz a professora de redação Ana Cristina Verdasca, do Colégio Santa Maria.

"À primeira vista o que nos chama a atenção no tema é a pesquisa científica, mas é necessário atentar para o fato de que não é sobre pesquisa científica, mas sobre a construção do conhecimento e ampliação dele", destaca Ana Cristina.

Ela afirma que a abordagem sobre as certezas, apontada no texto de apoio, pode ser usada pelos feras nos argumentos da redação. "Como a UPE coloca um tema mais aberto, cabe ao vestibulando objetivar isso. Nesse ponto das certezas, o candidato poderia, por exemplo, usar o argumento das redes sociais pois há postagens se dizem científicas mas que na verdade não são", comenta Ana Cristina.

Veja regras da redação

- Levará zero se a folha de redação estiver identificada por assinatura, rubrica ou qualquer sinal identificador; se estiver em branco, mesmo que o texto tenha sido escrito na folha de rascunho;
- Levará zero se houver fuga total ao tema proposto e/ou ao gênero dissertativo-argumentativo ou haja trecho propositadamente estranho ao tema ou que contenha ofensas a pessoas ou instituições
- Também terá nota zero caso o texto contenha menos de sete linhas ou seja redigido com lápis grafite
- Na avaliação do tema produzido, serão considerados os seguintes critérios:
manutenção do tema proposto e atendimento à superestrutura do texto dissertativo argumentativo;
articulação entre as partes do texto;
relevância dos argumentos; pertinência, densidade e veracidade da informação; indícios de autoria;
clareza e precisão;
progressão no desenvolvimento das ideias e não contradição entre os argumentos apresentados;
formulação linguística, segundo as regras (morfossintáticas, ortográficas e de pontuação) da norma padrão do português,
considerando as novas regras ortográficas instituídas a partir do ano de 2008, oriundas do acordo dos países de Língua Portuguesa

Análise das provas

A TV JC vai transmitir ao vivo a análise das provas do SSA3 neste domingo (19) a partir das 14h com professores do GGE. Participam Eduardo Pereira (Redação), Katilini Oliveira (Língua Portuguesa), Paulo Neto (Literatura), Marconi Sousa (Matemática), Hudson Ribeiro (Inglês), Rogério Machado (Espanhol) e André Pessoa (Filosofia).

Clique aqui para assistir.

Tags

Autor