EDUCAÇÃO

UFPE inicia semestre letivo 2021.1 nesta segunda-feira (20) com Aula Magna em homenagem a Paulo Freire

As aulas deste semestre serão ministradas no formato híbrido, ainda devido a pandemia, conforme Resolução nº 04/2021 do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 17/09/2021 às 14:54 | Atualizado em 17/09/2021 às 14:55
Notícia
X

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inicia o semestre letivo 2021.1 dos cursos de graduação, nesta segunda-feira (20). Segundo a instituição de ensino, as aulas deste semestre serão ministradas no formato híbrido, ainda devido a pandemia, conforme Resolução nº 04/2021 do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade. A universidade oferta 110 cursos de graduação, sendo 104 presenciais (nos campi Recife, Caruaru e Vitória) e seis na modalidade a distância.

>> Alunos novatos da UFPE precisam se cadastrar no UFPE ID. Veja como

Também devido a covid-19, a recepção dos calouros na Aula Magna será realizada no formato on-line. O evento é intitulado de “A Universidade na perspectiva freireana”, a ser proferida pelo reitor Alfredo Gomes, em comemorações dos 75 anos da UFPE e do Centenário Paulo Freire. A transmissão será às 9h, no canal da UFPE no YouTube e contará também com a presença do vice-reitor Moacyr Araújo.

Para orientar os alunos sobre a vida acadêmica, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibilizou o Manual do Estudante para o ano letivo 2020/2021. Na página também são ofertados tutoriais específicos para o funcionamento do modelo remoto. 

Aulas

De acordo com a UFPE, as ministração das aulas teóricas permanecerão de forma remota. Já as atividades práticas profissionais e teórico-práticas serão realizadas de forma presencial. As aulas passam por aprovação dos colegiados de curso e observadas as condições de biossegurança.

A pró-reitora de Graduação, professora Magna do Carmo Silva reiterou o compromisso da universidade em manter o ambiente acadêmico seguro para os alunos ingressantes e veteranos. “Desejamos a todos e todas, estudantes veteranos e ingressantes, que tenham um excelente semestre letivo e que vivenciem processos qualitativos de ensino, de avaliação e de aprendizagem. Nesse sentido, todos os cursos de graduação da UFPE, que estão com as atividades de ensino presenciais, têm como pauta os cuidados de biossegurança, conforme orientação do plano de retomada da UFPE”, afirmou.

Modificação de matrícula e trancamento

Os alunos veteranos que quiserem realizar a modificação da matrícula no Siga terão do período de 20 a 29 de setembro para fazer. Desta vez os procedimentos de cancelamento (sem ônus), inclusão de componentes curriculares, trancamento de semestre ou matrícula vínculo (este último é para quem já realizou os quatro trancamentos de semestre), podem ser feitos. A gestão ressaltou que o trancamento do semestre letivo 2021.1 não será contabilizado no limite estabelecido nos normativos vigentes.

A matrícula dos retardatários em componentes curriculares acontece nos dias 28 e 29 deste mês, também pelo Siga. Todas as informações sobre a matrícula 2021.1 dos veteranos podem ser consultadas no edital publicado pela Prograd.

Tags

Autor