COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

UPE define datas das provas do SSA, o vestibular seriado

No SSA, o estudante realiza provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio, mas só concorre a vagas no último ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 09/05/2022 às 14:38 | Atualizado em 07/06/2022 às 14:45
Notícia
X

A Universidade de Pernambuco (UPE) definiu as datas das provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) que serão realizadas este ano. Devido à Copa do Mundo (que excepcionalmente acontecerá em novembro e dezembro), às eleições (em outubro) e ao Enem (em novembro), a universidade decidiu retomar o formato antigo e aplicar as provas em um domingo e uma segunda-feira.

Os alunos do 3º ano do ensino médio, ou seja, participantes do SSA 3, farão os testes nos dias 4 e 5 de dezembro, no horário da manhã. São esses candidatos que concorrem às 1.740 vagas ofertadas pela UPE no vestibular seriado.

Os estudantes dos 1º e 2º anos - inscritos no SSA 1 e SSA 2, respectivamente - terão provas em 11 e 12 de dezembro. O SSA 1 acontecerá de manhã e o SSA 2 à tarde.

No SSA, o estudante realiza provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio, mas só concorre a vagas no último ano. A UPE reserva metade das vagas de graduação para o seriado.

JUSTIFICATIVAS

Ano passado, SSA 1 e SSA 2 ocorrem em dois domingos seguidos.

"As datas inicialmente estavam previstas para domingos seguidos entre novembro e dezembro mas com a divulgação das datas dos jogos da Copa do Mundo realizados atipicamente no final do ano tivemos que remontar os calendários, levando em conta as questões culturais do nosso País com o futebol", explica o pró-reitor de graduação e presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins.

A Copa começa em 21 de novembro e vai até 18 de dezembro.

"Com a realização das eleições em outubro, do Enem nos dias 13 e 20 de novembro e do Enade em 27 de novembro, precisamos retomar as provas do SSA para o formato antigo, com testes num domingo e numa segunda, por conta de poucas possibilidade de datas ainda neste ano letivo", observa Ernani.

"Esperamos no próximo ano retomar os calendários apenas no domingo, uma experiência bem positiva. Para fazer apenas em domingos esse ano, com as datas que sobram, entraríamos em janeiro de 2023", ressalta o pró-reitor da UPE.

O cronograma com as datas de inscrição será divulgado até o final deste mês de maio. A previsão é que ocorram entre junho e julho.

APLICAÇÃO

A seleção para os novatos das quatro escolas de Aplicação vinculadas à UPE será realizada no feriado da Proclamação da República, 15 de novembro. Cairá numa terça-feira.

A UPE tem a Escola de Aplicação do Recife, no Recife; Escola de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata; Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns; e Escola Estadual de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira, em Petrolina.

Tags

Autor