COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Pernambuco terá novos cursos de enfermagem e tecnologia. Ambos já vão selecionar pelo Sisu e SSA

Os cursos de enfermagem, engenharia de software e sistemas de informação serão ofertados pela Universidade de Pernambuco (UPE). Serão criados dois novos câmpus em 2023: em Surubim, no Agreste; e em Ouricuri, no Sertão

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 07/06/2022 às 16:39 | Atualizado em 07/06/2022 às 20:23
Notícia
X

Boa notícia para os vestibulandos. Mais duas cidades do Estado terão câmpus da Universidade de Pernambuco (UPE), instituição de ensino superior mantida pelo governo estadual.

Presente atualmente em nove municípios, a universidade vai implementar unidades, no próximo ano de 2023, em Surubim, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão.

Para Surubim, o foco será tecnologia, com a oferta das graduações em sistemas de informação e engenharia de software. Cada uma terá 30 vagas.

Em Ouricuri a UPE vai priorizar a área de saúde, com a criação do curso de enfermagem, igualmente com 30 vagas.

A UPE tem cerca de 14 mil alunos em 54 cursos de graduação. Os câmpus estão no Recife; Nazaré da Mata e Palmares, na Zona da Mata; Garanhuns e Caruaru, no Agreste; Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina, no Sertão.

Existia também em Camaragibe, no Grande Recife, com a Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP), mas que foi transferida para a capital desde o final de 2019.

SELEÇÃO PARA ENFERMAGEM E TECNOCOLOGIA

Os novos alunos são selecionados de duas formas: pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA), realizado pela própria instituição, e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo MEC e que usa as notas do Enem. Cada processo tem 50% das vagas da UPE.

Segundo a reitora Socorro Cavalcanti, os novos alunos para os três cursos dessas cidades serão selecionados já no próximo SSA e na edição do Sisu de janeiro de 2023.

"Vale lembrar que por causa da pandemia de covid-19 nosso calendário letivo está atrasado em relação ao calendário regular. Nossa previsão é começar o ano letivo de 2023 somente em julho", observa Socorro.

As datas do SSA já foram anunciadas: estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio (inscritos no SSA 1 e SSA 2, respectivamente) terão provas em 11 e 12 de dezembro. Já alunos do 3º ano (SSA 3) farão os testes nos dias 4 e 5 de dezembro.

Para concorrer pelo Sisu é preciso fazer as provas do Enem nos dias 13 e 20 de novembro.

ESTRUTURA DOS NOVOS CÂMPUS

O câmpus de Ouricuri vai funcionar no Bairro Universitário, em um prédio onde já existe um polo de educação a distância da UPE. Era o Núcleo de Ensino Superior Deputado Felipe Coelho.

Em Surubim, inicialmente a UPE vai ser instalada na Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias. Provavelmente as graduações serão ofertadas à noite.

Para contratação de professores e servidores, a UPE teve aprovada, em maio passado, uma lei que criou vagas para 80 docentes, 90 analistas e 80 técnicos.

OURICURI E SURUBIM

Na semana passada, a reitora e uma comitiva da UPE visitaram Ouricuri e entregaram ao prefeito Ricardo Ramos o estudo de viabilidade técnica para implantação da nova unidade acadêmica. O prédio é da prefeitura, que vai cedê-lo para a UPE. Reformas e adaptações do espaço físico devem ser bancadas pela gestão municipal.

"Ouricuri tem uma boa estrutura de saúde. Faremos convênios com a prefeitura e outras unidades de saúde para as aulas práticas e estágios dos alunos de enfermagem", explica Socorro Cavalcanti. Ela diz que o câmpus na cidade vem sendo planejado há pelo menos dois anos.

Além da participação municipal, a implantação do novo campus terá recursos do governo estadual e de emendas que ajudarão na compra de equipamentos. A expectativa é que até maio de 2023 a reforma do prédio fique pronta e os equipamentos instalados.

ODONTOLOGIA

Enquanto organiza a implementação de dois novos câmpus, a UPE ainda não resolveu definitivamente o destino dos estudantes do curso de odontologia. Desde dezembro de 2019, o prédio da FOP que fica em Tabatinga, Camaragibe, foi desativado por causa de riscos estruturais.

Desde então os alunos se dividem em três locais para fazerem o curso: a sede do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife; o Centro Integrado Amaury de Medeiros (Cisam) e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), ambos em Santo Amaro, área central da cidade.

Existe um plano de construir um prédio novo para a FOP no câmpus Santo Amaro. Inclusive foi promessa do governador Paulo Câmara, em um post que fez no Instagram no mesmo mês que a faculdade foi desativada em Camaragibe.

Segundo Socorro Cavalcanti, não há previsão, por enquanto, de quando esse edifício será construído. "Estamos na fase de legalização do terreno de Camaragibe. Temos a escritura e estamos organizando a documentação para que o governo estadual venda depois. As famílias que moravam lá, inclusive, já saíram", diz a reitora da UPE.

Uma avaliação inicial da Secretaria de Administração estimou que o terreno e a faculdade valiam R$ 29 milhões. Já para a construção do prédio novo o orçamento ficou em R$ 15 milhões, conforme Socorro.

"Mas uma parte do terreno foi cedida para construção das moradias das famílias que viviam na FOP. Depois essa área aumentou, então provavelmente esses valores vão mudar", observa.

A reitoria disse ainda que paralelamente estão sendo elaborados projetos complementares para o prédio novo em Santo Amaro. Socorro acredita que essa fase será concluída ainda este ano. Já a construção deve demorar entre três e quatro anos, estima a reitora.

Tags

Autor