COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

IDEB: Veja as 5 melhores escolas integrais da rede estadual no Recife, Olinda e Jaboatão

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, é um indicador de qualidade aferido pelo Ministério da Educação

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 28/09/2022 às 16:38 | Atualizado em 28/09/2022 às 17:04
Notícia
X

O Ginásio Pernambucano, localizado na Rua da Aurora, área central do Recife, é a escola da rede estadual que teve, na capital, o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as unidades que oferecem o modelo integral. Tirou 5,7.

Em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, a maior nota ficou com a Erem Augusto Severo, situada em Piedade. Somou 5,1.

Em Olinda, também no Grande Recife, houve empate no primeiro lugar: as Erem Professor Ernesto Silva, de Rio Doce, e Marechal Floriano Peixoto, de Ouro Preto, ponturam 5,1 no Ideb.

O Ideb é um indicador de qualidade aferido pelo Ministério da Educação (MEC) a cada dois anos. O último deveria ter sido divulgado ano passado, mas devido à pandemia de covid-19 atrasou. Os resultados de 2021 foram liberados este mês pelo governo federal.

Para compor o índice, observa-se os resultados de aprendizagem apurados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). São aplicadas provas de português e matemática para os estudantes das séries finais de cada etapa da educação básica (5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio). Junta-se a isso as taxas de aprovação apontadas no Censo Escolar.

O GP da Aurora foi a primeira escola a adotar o modelo de ensino integral na rede estadual, ainda de forma experimental, em 2004. Atualmente, o colégio tem 696 alunos em 17 turmas de ensino médio. Apesar de figurar com a maior nota da capital pernambucana no Ideb, entre as escolas integrais, o desempenho da unidade de ensino caiu, se comparado com 2019. Era 5,9 e passou para 5,7 agora.

"Infelizmente a pandemia gerou perdas de aprendizagem. Usamos diversas estratégias para que os alunos aprendessem durante a suspensão das aulas presenciais. A nossa avaliação é positiva, mesmo com o Ideb de 2021 sendo um pouco menor que o de 2019. Um reflexo disso é o bom número de estudantes aprovados nas universidades públicas e no Prouni", diz o gestor do GP, Oscar Neto. De um universo de 225 vestibulandos, a escola contabilizou 94 aprovações no ensino superior ano passado.

Uma das ações que a escola realiza é a avaliação do desempenho de cada turma, realizada com os alunos. Três vezes ao ano - uma no primeiro semestre e duas no segundo - os estudantes se reúnem com a gestão e os professores para verificar a aprendizagem por disciplina.

"Fazemos uma reflexão a partir dos resultados da turma. Apresentamos os gráficos com a média do grupo. Traçamos estratégias para melhorar caso não tenha sido positivo", explica Oscar. "Por exemplo: se os alunos se queixam da metodologia de um professor, buscamos rever a prática dele", diz o diretor. Há também um acompanhamento individual dos alunos que não estão com boas notas.

MAIS TEMPO NA ESCOLA

Em Olinda, a Erem Professor Ernesto Silva cresceu 0,5 no Ideb. Tinha 4,6 em 2019 e alcançou 5,1 em 2021, segundo o gestor Fernando Augusto Coutinho. Ele acredita que o fato de os alunos ficarem mais tempo na escola é um dos diferenciais. O colégio tem 360 discentes de ensino médio em oito turmas.

"A jornada ampliada que faz parte do modelo de ensino integral ajuda bastante. Com os alunos o dia todo na escola podemos trabalhar melhor as disciplinas. Também permite que preparemos melhor os estudantes para as avaliações externas como Saeb e Saepe, além do Enem e do SSA", observa Fernando.

A parceria com cursos privados, que oferece palestras para os alunos, é outra ação que ele considera importante. Projetos como feira de conhecimento e o empenho dos professores igualmente contribuem para melhorar o aprendizado.

"Foi uma surpresa pra gente aumentar o Ideb mesmo diante das dificuldades com a pandemia. Nossa meta era ao menos manter a média de 2019. Ficamos muito felizes porque conseguimos crescer", diz Fernando Augusto.

REDE ESTADUAL

Considerando toda a rede estadual de Pernambuco, incluindo escolas regulares, de aplicação e integrais, a nota mais alta no Ideb é da Escola de Aplicação do Recife, vinculada à Universidade de Pernambuco (UPE). A unidade ocupa o primeiro lugar no ranking das escolas públicas de ensino médio de todo o Brasil, com média 7,6.

As 5 ESCOLAS ESTADUAIS COM MAIORES IDEB, ENTRE AS INTEGRAIS, NO RECIFE, OLINDA E JABOATÃO*

Recife

1º Ginásio Pernambucano (Rua da Aurora) - 5,7
2º Erem Ageu Magalhães (Casa Amarela) - 5,3
3º Erem Regueira Costa, Erem Santa Paula Frassineti, Erem Santos Dumont e Erem Professor Cândido Duarte - 5,2
4º Erem Oliveira Lima, Erem Fernando Mota e Erem Pompeia Campos - 5,1
5º Liceu, Erem Mariano Teixeira, Erem Lauro Diniz e Erem Silva Jardim - 5

Jaboatão dos Guararapes

1º Erem Augusto Severo (Piedade) - 5,1
2º Erem Filipe Camarão (Prazeres) - 5
3º Erem Senador Aderbal Jurema (Curado IV) - 4,9
4º - Erem Simon Bolívar, Erem Benedito Cunha Melo - 4,8
5º - Erem Vila Rica, Erem Saturnino de Brito - 4,6

Olinda

1º Erem Professor Ernesto Silva (Rio Doce) - 5,1
1º Erem Marechal Floriano Peixoto (Ouro Preto) - 5,1
2º Erem Santa Ana (Jardim Atlântico), Erem Guedes Alcoforado (Varadouro) - 4,8
3º Erem Desembargador Renato Fonseca (Jardim Brasil 1), Erem Capitão Luiz Reis (Águas Compridas) - 4,4
4º Erem de Olinda (Carmo), Erem Monsenhor Arruda Câmara, Erem Padre Francisco Carneiro, Erem Pintor Manoel Borba - 4,3
5º Erem Professor Estevão Pinto - 4,2


*Fonte: Inep/MEC

Tags

Autor