COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

ELEIÇÕES 2022: Quais as propostas de Marília Arraes e Raquel Lyra para educação de Pernambuco?

As duas candidatas, Marília Arraes e Raquel Lyra, disputam o governo de Pernambuco neste segundo turno das eleições 2022. O Estado tem cerca de 2,2 milhões de alunos, dos quais 533 mil estudam nas escolas estaduais

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 28/10/2022 às 15:40 | Atualizado em 28/10/2022 às 15:41
Notícia
X

A três dias do segundo turno das eleições, ainda há muitos eleitores indecisos. Em Pernambuco, o governo estadual está sendo disputado, pela primeira vez, por duas mulheres: Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB).

Quem assumir a gestão ficará responsável pela rede de escolas estaduais. Pernambuco tem cerca de 533 mil alunos e 35 mil professores nos 1.058 colégios estaduais.

No total, somente na educação básica, o Estado soma cerca de 2,2 milhões de estudantes. Mais da metade, 1,3 milhão, estuda no ensino fundamental, segundo o Censo 2020 do MEC. Nas séries iniciais, as redes municipais respondem por 70,4% das matrículas. Nos anos finais, são 55,8% dos alunos em escolas municipais.

Uma das prioridades da próxima governadora, na avaliação de especialistas, será investir na melhoria da qualidade do ensino. Pernambuco é uma das referências, no País, na política de educação integral para o ensino médio.

Mas os indicadores de aprendizagem mostram que é urgente olhar também para a alfabetização, por exemplo, e para os anos finais do fundamental. Portanto, embora a educação infantil e a primeira parte do ensino fundamental sejam de responsabilidade dos municípios, o governo estadual precisa apoiar as prefeituras nas políticas educacionais.

É fundamental também priorizar a Universidade de Pernambuco (UPE). A instituição está presente em todas as regiões geográficas do Estado, com câmpus em 10 cidades pernambucanas. Tem cerca de 15 mil estudantes de graduação e 3 mil de pós-graduação. Soma 1.078 professores e 4.565 servidores. Vem sendo sucateada devido à diminuição de repasse de verbas estaduais.

Pedimos às candidatas que enviassem as propostas delas para a educação de Pernambuco. Leia abaixo. Publicamos do jeito que as assessorias delas nos enviaram.

MARÍLIA ARRAES

ENSINO INFANTIL - Criar mecanismo de incentivo a abertura de creches pelas prefeituras, criação de incentivo na repartição do ICMS e apoio à nutrição na pré-escola. Meta é alcançar uma taxa de 60% das crianças de zero a três anos nas creches

ENSINO FUNDAMENTAL - A melhoria do ensino em Pernambuco passa pela melhoria do ensino fundamental, por isso é de extrema importância ampliar a rede de escolas integrais no ensino fundamental estadual e incentivar os municípios a fazer o mesmo. A meta é alcançar ao menos 50% dos alunos do ensino fundamental nos próximos quatro anos

PROJOVEM - Inclusão do ensino de lógica dos algoritmos e programação nas escolas do ensino médio. Ao concluir o ensino médio, o jovem já poderá ingressar no mercado
de trabalho. O programa prevê também a oferta de bolsas de estudo nos cursos de TI das faculdades privadas para alunos da rede pública estadual, com boas notas no
Enem mas que não conseguiram vagas nas universidades públicas por causa da grande concorrência

NOVO MCP - Resgate dos princípios do Movimento de Cultura Popular, criado por Miguel Arraes, aliando cultura e educação como agentes transformadores da sociedade e criar os centros de cultura popular, em parceria com prefeituras, igrejas, sindicatos e associações, para a alfabetização de jovens e adultos com meta de reduzir a ainda elevada taxa de analfabetismo no Estado

RAQUEL LYRA

- Ampliar a oferta e melhorar a qualidade da educação infantil em Pernambuco, fortalecendo as políticas públicas para a primeira infância em parceria com os municípios

- Criar 60 mil vagas em creches em todo o Estado, oferecendo 5 refeições por dia, dobrando a atual quantidade de vagas disponíveis em creches públicas em Pernambuco

- Alfabetizar as crianças na idade certa e melhorar a aprendizagem das escolas públicas de ensino fundamental, em colaboração com os municípios, com melhoria da qualidade do ensino, apoio à formação de professores e à gestão escolar

- Adotar o tempo integral, a partir do ensino fundamental II nas escolas estaduais, e apoiar os governos municipais a também adotarem nas escolas municipais, expandindo a carga horária, com um currículo atrativo, capaz de engajar estudantes, professores e servidores em um novo modelo de Educação

- Promover a busca ativa de crianças e adolescentes que estão fora da escola, visando compreender e contornar as causas da evasão, trazendo-os de volta à escola, inclusive com reforço escolar e atendimento psicossocial

- Melhorar a aprendizagem das escolas estaduais de ensino médio e implementar uma nova estrutura curricular, com maior integração com a educação profissional e tecnológica

- Reestruturar o Programa Ganhe o Mundo a fim de acompanhar e apoiar os participantes após o intercâmbio, de forma que eles possam aproveitar ao máximo os conhecimentos e habilidades adquiridas no exterior, além de ampliar os editais para as áreas de esportes, música, tecnologia, cultura e economia criativa

- Desenvolver o Trilhatec, programa de educação profissional e tecnológica integrado ao Novo Ensino Médio, conforme as demandas do mercado de trabalho e das vocações econômicas regionais, contemplando cursos presenciais e à distância (EAD)

- Implantar a Poupança Escola em Pernambuco, oferecendo um benefício financeiro para os estudantes oriundos de famílias de baixa renda, na conclusão do ensino médio na rede estadual, combatendo a evasão, incentivando a aprendizagem, a conclusão das etapas de ensino e a assistência social

- Implantar a bolsa-estágio para os estudantes da educação profissional e tecnológica em Pernambuco, em parceria com a iniciativa privada, ampliando as oportunidades de inclusão e inserção profissional dos estudantes durante e após a conclusão dos cursos.

- Garantir a oferta de uma educação de qualidade para todas as pessoas e em todas as regiões de Pernambuco

- Fortalecer a educação inclusiva para as pessoas com deficiência em todas as regiões do Estado, com a elaboração dos seus Planos Educacionais Individualizados (PEI), a disponibilidade de salas de recursos multifuncionais, acessibilidade física e profissionais de apoio, quando necessário

- Valorizar os professores, dando ênfase à formação superior, à formação continuada e à melhoria das condições de trabalho, tornando a profissão atrativa para jovens talentos

- Requalificar a estrutura física das escolas estaduais, melhorando a acessibilidade, disponibilizando água, banheiro e cozinha de qualidade, além de ampliar a oferta de laboratórios de ciências e matemática, espaços de convivência, esportes e lazer e bibliotecas

- Melhorar o transporte escolar dos estudantes das escolas públicas de Pernambuco

- Implantar a nova Central do Transporte Escolar em Pernambuco, melhorando a qualidade dos serviços e incluindo o monitoramento das viagens através de aplicativo digital

- Fortalecer o esporte educacional, realizando os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPS), garauentindo as aulas curriculares de educação física, ampliando a realização de escolinhas de esporte e construindo quadras esportivas nas escolas estaduais

- Promover o fortalecimento da Universidade de Pernambuco (UPE) em suas diversas unidades de ensino, distribuídas por todo o Estado, atualizando a oferta de cursos e aumentando a proporção de doutores do corpo docente em efetivo exercício

Tags

Autor