Estudantes interessados em estudar no próximo ano no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) devem se inscrever gratuitamente para o processo seletivo entre a próxima segunda-feira, dia 10 de outubro, e 1º de novembro. Há cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional Proeja.
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet por meio do site ingresso.ifpe.edu.br, onde também já está disponível o edital.
Para o primeiro semestre letivo de 2023 serão ofertadas mais vagas, um total de 5.360 (em 2022 foram 4.631 vagas).
O aumento de vagas se deve por causa da criação de 13 novos cursos que serão ministrados nas unidades de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista e Pesqueira.
Com isso, o IFPE oferece 729 vagas a mais do que o a seleção do primeiro semestre de 2022.
Novamente não haverá vestibular. Em vez de aplicação de provas, a seleção será realizada pelas notas do candidato no histórico escolar ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os cursos técnicos subsequentes são voltados para quem já cursou ensino médio. Já os técnicos integrados são para estudantes que vão cursar ensino médio e técnico ao mesmo tempo.
O IFPE destina 60% das vagas para egressos de escolas públicas. Para concorrer pelo sistema de cotas, o candidato deve ter cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública.
Dentro deste percentual há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Também há reserva de vagas nos cursos de vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.
O participante que escolher disputar vagas dos cursos técnicos integrados ou de qualificação profissional na modalidade Proeja será selecionado a partir das suas notas em português e matemática obtidas no ensino fundamental.
Aquele que concorrer às vagas dos cursos técnicos subsequentes podera optar por utilizar as notas de português e matemática tiradas no ensino médio ou a sua média do Enem nas provas de linguagens e de matemática.
No caso do resultado do Enem poderá ser aproveitado o desempenho em uma das cinco últimas edições do exame (2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021).
Para os cursos superiores, o IFPE vai selecionar os candidatos com a nota do Enem também dos cinco anos passados (de 2017 a 2021).
2.195 vagas para cursos técnicos subsequente (para quem já concluiu o ensino médio)
1.925 são em cursos técnicos integrados (para quem já concluiu o ensino fundamental)
1.205 vagas em cursos superiores
35 em curso de qualificação profissional Proeja (para jovens e adultos que não cursaram o ensino médio e têm mais de 18 anos)
5.165 vagas ofertadas em cursos presenciais e 195 na modalidade EaD
Para responder às dúvidas dos candidatos, o IFPE criou o canal atendimentoingresso.ifpe.edu.br. Também serão realizados atendimentos presenciais nos campi, em dias e horários específicos, assim como atendimento por telefone. O listão sairá no dia 20 de dezembro