COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem 2022: reitores estão preocupados com a data de divulgação das notas

Enem 2022 começou no último domingo, dia 13, e continuará no próximo, dia 20. Oficialmente MEC e Inep não informaram ainda quando o resultado do exame será liberado

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 14/11/2022 às 16:56 | Atualizado em 14/11/2022 às 17:12
Helia Scheppa/JC Imagem
Provas do Enem 2022 começaram no último domingo e seguem no próximo dia 20 - FOTO: Helia Scheppa/JC Imagem
Leitura:

A aplicação do Enem 2022 não acabou - o segundo e último de provas será no próximo domingo (20) - mas os candidatos já estão ansiosos para saber quando as notas individuais vão ser divulgadas pelo Insituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação. As primeiras provas ocorreram domingo passado (13).

Oficialmente, Inep e MEC não informaram ainda quando o resultado do Enem será liberado. Também não saiu o calendário de inscrições da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023. Um site de notícias de educação publicou um cronograma do Sisu, mas o MEC não confirma as datas.

OFÍCIO

Reitores das universidades federais, representados pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), enviaram um ofício na segunda quinzena de outubro para o ministro da Educação, Victor Godoy, com cópias para o secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas, e para o presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno.



O assunto do ofício foi justamente a preocupação dos reitores em relação à data do resultado do Enem, que repercute diretamente no Sisu e consequentemente no calendário letivo das universidades pois as matrículas só ocorrem com o encerramento do Sisu.

Somente com as notas do Enem é possível realizar o Sisu. Mais de cem universidades públicas do Brasil não fazem vestibular. Selecionam seus novos alunos para as graduações pelo Sisu.

De Pernambuco, integram o Sisu todas as universidades públicas e institutos federais do Estado: UFPE, UFRPE, UFAPE, Univasf, UPE, IFPE e IF Sertão.

DATAS

Pelos corredores do MEC, a informação que circula e que chegou para os reitores é que a previsão do governo federal é liberar as notas do Enem na segunda quinzena de fevereiro de 2023, provavelmente em 16 de fevereiro.

Os reitores pedem que essa data seja antecipada, embora não a citem explicitamente no texto do ofício. Mesmo com semestres diferentes em relação ao ano civil regular (devido à pandemia de covid-19), eles temem mais atrasos.

"Expressamos a preocupação das universidades federais em relação à data de liberação do resultado do Enem. Entendemos que o cenário atual fez com que a aplicação das provas fosse adiada, mas salientamos que as matrículas das universidades dependem desse resultado e o atraso na publicação poderá comprometer o processo e, consequentemente, o calendário acadêmico para 2023!", diz o início do documento.

E continua: "O Colégio de Pró-reitores de Graduação da Andifes tem acompanhado a pauta junto ao Inep e à SESu e, com a possibilidade de o resultado do Enem ser liberado somente no final do mês de fevereiro, solicitamos a Vossa Excelência todos os esforços para que possa ser divulgado até a última semana de janeiro de 2023 e o resultado do Sisu, no máximo, até a primeira semana de fevereiro de 2023", pede a entidade.

No final do ofício, a Andifes apresenta uma lista com datas de início dos calendários acadêmicos 2023 das universidades federais. A entidade não recebeu resposta do MEC.

O Jornal do Commercio questionou o MEC e o Inep sobre esse ofício e o pedido da Andifes. Também perguntou, uma semana atrás, em 7 de novembro, quando sairão as notas do Enem 2022, se os órgãos haviam dado retorno à Andifes (e sim, qual foi) e qual é a previsão de abertura das inscrições da primeira edição do Sisu 2023.

Até esta segunda-feira, 14, nenhuma resposta foi enviada para o JC.

 

Comentários

Últimas notícias