Com Agência Brasil
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023. Já os gabaritos das provas objetivas foram disponibilizados nesta quarta-feira (23).
O Enem foi aplicado nos domingos dias 13 e 20 de novembro em mais de 1,7 mil municípios para cerca de 2,5 milhões de estudantes. Os gabaritos poderão ser acessados no portal do Inep. Já os resultados finais, na Página do Participante.
Mesmo com os gabaritos das provas em mãos, ainda não será possível saber qual foi a nota da prova. Isso porque o Enem utiliza como método de correção a Teoria de Resposta ao Item (TRI). As notas variam de acordo com os acertos e erros dos estudantes em cada prova.
O espelho da redação, com os detalhes das correções dessas provas serão divulgados apenas em abril, junto com as notas dos participantes treineiros, ou seja, daqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos.
O tema da redação do Enem deste ano foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
Depois da divulgação dos resultados do Enem, serão abertas as inscrições para os processos seletivos que utilizam a avaliação como forma de ingresso no ensino superior, em data ainda a ser divulgada.
O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.
Como é feita a correção do Enem?
O Enem utiliza sistema de correção chamado teoria de resposta ao item (TRI).
Na prova objetiva do Enem, a nota não é calculada levando em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante ao conjunto das questões que formam a prova.
A TRI estima a dificuldade das questões e avalia o conhecimento dos participantes. Assim, estudantes com o mesmo número de acertos na prova do Enem poderão ter notas diferentes.
A TRI leva em consideração a coerência da prova, ou seja, é esperado que um estudante que acerte questões muito difíceis, acerte também as muito fáceis.
Se isso não acontecer, o sistema pode entender que ele chutou e, por isso, pontuará menos nessa questão do que candidatos que tenham mantido certa coerência esperada.
Como acessar a Página do Participante do Enem 2022?
A seguir, você confere o passo a passo de como acessar a página do participante, onde foi divulgado o Cartão de Confirmação, no qual constam os locais de prova do Enem 2022.
- Acesse o link https://enem.inep.gov.br/participante/;
- Depois de abrir a página, clique no botão azul "Página do Participante";
- Faça login com seus dados do gov.br;
- Após o login, você estará na página do participante, onde as restantes informações estarão disponíveis.