Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de ingressar em alguma instituição de ensino pública devem ficar atentos ao prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O sistema é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e é responsável por selecionar estudantes para instituições federais e estaduais de Ensino Superior. Na plataforma, há vagas de graduação em mais de 120 universidades e institutos públicos.
Para concorrer às vagas do Sisu, é imprescindível ter realizado o Enem do ano anterior e não ter zerado a prova de redação. As notas individuais do Enem 2022 serão liberadas pelo MEC em 13 de fevereiro. Já as inscrições do Sisu, começam dia 28 do mesmo mês.
Os estudantes terão até o dia 3 de março para escolher até duas opções de cursos que querem ingressar, os quais podem ser na mesma universidade ou em instituições diferentes.
O resultado será liberado, no dia 7 de março, na página do Sisu. Os vestibulandos poderão, portanto, conferir a tão esperada lista de aprovados.
As inscrições no Sisu são gratuitas e os candidatos que forem selecionados pelo programa também vão cursar o Ensino Superior sem nenhum custo, uma vez que as universidades são públicas e gratuitas.
Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem